De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF investiga omissão no atendimento à saúde de indígenas Xavantes após mortes de crianças em MT

10/06/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



MPF investiga omissão no atendimento à saúde de indígenas Xavantes após mortes de crianças em MT
Investigação começou após denúncias que apontavam a morte de pelo menos quatro crianças neste ano por falhas na prestação de serviços de saúde.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar o atendimento na saúde dos indígenas Xavantes, na Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé , em Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. A decisão foi tomada após uma reunião virtual, no dia 27 de maio, com a participação de lideranças indígenas, representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e membros do MPF.

A situação na Terra Indígena já vinha sendo denunciada por entidades como o Cimi, que cobrava providências do poder público pela precariedade do atendimento. Em uma nota divulgada em maio, o conselho informou a morte de uma menina de 13 anos, que seria a quarta criança a morrer neste ano na TI.


A nota também cita que a única caminhonete disponível para a comunidade está em péssimas condições e o veículo não tem condições de percorrer longas distâncias.

Durante a reunião, o cacique Damião Paridzané e a cacica Carolina Rewaptu falaram sobre a falta de transporte sanitário, de profissionais de saúde e de medicamentos na região.

"Estamos morrendo e esquecidos", disse o cacique.
Diante dos relatos, o MPF destacou que a comunidade vive em situação de grave vulnerabilidade e determinou uma investigação mais aprofundada sobre a atuação do poder público no atendimento à saúde dos indígenas da região.

O inquérito busca investigar falhas ou omissões por parte da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Xavante) e saber se os atendimentos são realizados de forma adequada.

Como primeiras medidas, o órgão solicitou informações detalhadas às secretarias de saúde dos municípios envolvidos e ao Dsei Xavante, como o número de profissionais disponíveis, veículos para transporte, cronogramas de visitas e treinamentos para atendimento e comunicação com os indígenas.


As investigações continuam, e mais pessoas estão sendo ouvidas, pois há suspeita de que o número de vítimas seja maior.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/06/10/mpf-investiga-omissao-no-atendimento-a-saude-de-indigenas-xavantes-apos-mortes-de-criancas-em-mt.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.