De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto do licenciamento ameaça impulsionar desmatamento na mata atlântica, diz fundação

15/07/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Projeto do licenciamento ameaça impulsionar desmatamento na mata atlântica, diz fundação
Empresários e ambientalistas pedem rejeição de dispositivo que enfraquece proteção do bioma

15/07/2025

João Gabriel

Empresários e ambientalistas enviaram uma nota ao relator do projeto que simplifica e flexibiliza o licenciamento, o deputado Zé Vitor (PL-MG), para tentar convencê-lo a rejeitar um dispositivo que enfraquece a proteção à mata atlântica.

Durante a tramitação do projeto no Senado, foi incluída na proposta a revogação de trechos da lei da mata atlântica que tratam especificamente da vedação ao desmatamento das áreas de floresta primárias e secundárias, as mais preservadas deste bioma.

"Essa alteração representa enorme ameaça ao bioma e ao crescimento exponencial do desmatamento. Coloca em risco os remanescentes florestais mais importantes da mata atlântica", diz o documento.

Segundo a nota, essa porção representa a parte mais madura da floresta, essencial para a sobrevivência do bioma e equivalente a 12% da cobertura original da floresta.

O documento afirma ainda que a lei da mata atlântica foi responsável por uma queda de 80% nos índices de desmatamento neste bioma: de 110 mil hectares ao ano, antes da aprovação da legislação (em 2006), para menos de 15 mil hectares, uma redução de 80%.

Hoje, nove de 17 estados que detém florestas de mata atlântica têm desmatamento zero, mas o projeto de lei do licenciamento ambiental, ao revogar a proteção das áreas primárias e secundárias, ameaça todas essas regiões, nas quais vivem atualmente mais de 120 milhões de pessoas.

Se rejeitar o dispositivo criado pelo Senado, "o nobre relator impedirá que as taxas de desmatamento voltem a subir e que os compromissos internacionais do Brasil sobre clima e biodiversidade sejam honrados, favorecendo atividades produtivas, a sustentabilidade e a resiliência climática nos 17 estados de abrangência do bioma mata atlântica", encerra o documento.

O ofício é assinado pela diretoria da fundação SOS Mata Atlântica -os empresários Pedro Passos e Roberto Klabin, vice-presidentes da SOS Mata Atlântica, a ambientalista Marcia Hirota, presidente, o ambientalista Clayton Lino e o pesquisador, Fernando Reinach, conselheiros.

O projeto deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/07/projeto-do-licenciamento-ameaca-impulsionar-desmatamento-na-mata-atlantica-diz-fundacao.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.