De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai promove seminário de educação profissional dos povos indígenas, no Maranhão

29/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou no período de 27 a 29 de maio, o Seminário Regional de Educação Profissional e Povos Indígenas, em Imperatriz (MA). O evento aconteceu em parceria com o Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), fruto de um projeto da Funai com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): o Projeto 013/19 BRA PNUD-FUNAI/PNGATI.

O principal objetivo do seminário é discutir, comunicar experiências, reunir subsídios e orientações para implantação de cursos específicos de educação profissional para povos indígenas. E, também, contribuir para a criação e implementação de políticas de educação profissional articuladas às demandas e projetos societários, voltados para gestão dos territórios, sustentabilidade, valorização das culturas e alternativas que contribuam para o bem-viver dos povos indígenas.

Segundo o coordenador de Processos Educativos da Funai, André Ramos, que coordena os trabalhos, as discussões são na perspectiva da sustentabilidade, com vistas à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). "O entendimento sobre sustentabilidade dos territórios é uma pauta transversal e que envolve outras áreas finalísticas da Funai, desde a demarcação e proteção dos territórios passando pela promoção aos direitos sociais e ao etnodesenvolvimento, gestão ambiental, entre outras", explicou.

A Funai coordena a articulação e proposta técnica dos seminários, contemplando o apoio para o deslocamento e participação de representantes indígenas e das unidades de ensino dos Institutos Federais.

Seminários
No Projeto 013/19 BRA PNUD-FUNAI/PNGATI estão previstos inicialmente quatro seminários na região amazônica. O primeiro foi realizado em Tabatinga (AM), na primeira semana de dezembro de 2024; o segundo, em Marabá (PA), de 6 a 8 de maio deste ano; o terceiro em Imperatriz (MA); e o quarto está previsto para o final de junho, em Cuiabá (MT).

A proposta é que os seminários sejam realizados em parceria com os Institutos Federais de Educação (IFs), valorizando as experiências e iniciativas já existentes que servem de fontes importantes para as discussões. O apoio ao deslocamento de professores dos IFs é feito pela Funai no âmbito do projeto.

Os seminários contam com a participação de aproximadamente 80 representantes indígenas de diferentes povos de cada estado onde os eventos acontecem. Além da parceria com o IFMA, os eventos contam com apoio da Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai, além das coordenações regionais da autarquia indigenista, como a CR Alto Solimões, CR Tapajós, CR Centro Leste do Pará, CR Kayapó Sul do Pará, CR Baixo Tocantins e CR Maranhão.

"A participação das CRs e CTLs [Coordenações Técnicas Locais, vinculadas às CRs] têm sido fundamental para a realização desses seminários, contribuindo com a mobilização dos indígenas, na reflexão e discussão com os representantes indígenas", ressaltou André Ramos.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-seminario-de-educacao-profissional-dos-povos-indigenas-no-maranhao
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.