De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Aldeia Marçal de Souza celebra 30 anos com festa, cultura e resistência

12/06/2025

Autor: Gabriela Couto

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br



A Aldeia Marçal de Souza, primeira aldeia indígena em contexto urbano do Brasil, comemorou no dia 9 de junho deste ano seus 30 anos de história, luta e resistência.

Localizada no bairro Tiradentes, a comunidade celebrará as três décadas com uma programação especial nos dias 21 e 22 de junho. A festa será aberta ao público e contará com desfile de moda indígena, apresentações de danças tradicionais, baile cultural, campeonato de futsal indígena e a aguardada escolha da Miss Indígena Mirim.

"A aldeia foi pensada como um refúgio e ponto de fortalecimento para nossos parentes que chegam à cidade em busca de melhores condições de vida. Hoje, somos um espaço vivo de cultura e memória no meio urbano", explica o cacique Josias Jordão Ramires.

A abertura das festividades, no dia 21, terá a Noite Cultural, com o desfile "Xuve - Raízes Ancestrais", apresentando roupas com traços da ancestralidade indígena em uma passarela repleta de significado. O público também poderá prestigiar a Orquestra Indígena Marçal de Souza e participar de um baile tradicional, com muita música e momentos de celebração coletiva.

Já no dia 22, além da dança Kipaé masculina e da dança Sipúterena, será realizada uma apresentação dos hinos de Campo Grande e do Brasil em língua Terena, liderada pelo professor Itamar Jorge Pereira. A programação inclui ainda partidas do campeonato de futsal entre equipes da comunidade e a coroação da Miss Indígena Mirim, representando o orgulho das novas gerações.

Um pouco de história - Criada em 1995, a Aldeia Marçal de Souza nasceu a partir da ocupação de uma área da FUNAI por indígenas que buscavam moradia em meio à migração para a cidade. Com trabalho coletivo, mesmo enfrentando dificuldades, as famílias construíram uma escola indígena e preservaram suas tradições.

"Durante essas três décadas, enfrentamos muitos desafios, lutamos por respeito, por reconhecimento. Mas também celebramos conquistas que nos fortalecem como comunidade", afirma o cacique Josias.

A aldeia foi oficializada em 1998 e inaugurada em 1999. O nome homenageia Marçal de Souza, liderança guarani-nhandeva assassinada em 1983 e reconhecida por sua luta pelos direitos indígenas. A proposta da aldeia urbana, no entanto, ainda carrega críticas quanto ao modelo de habitação, que não respeita plenamente a organização tradicional das famílias indígenas.

Apesar disso, a comunidade resistiu e se consolidou como espaço de acolhimento e valorização cultural. Hoje, a aldeia é referência nacional e abriga famílias de várias etnias, estudantes, mulheres indígenas e lideranças em diferentes áreas.

"Seguimos firmes no nosso propósito de construir uma sociedade mais justa, humana e verdadeiramente indígena. Que esta celebração seja também um momento de renovação do nosso compromisso com a vida coletiva", destaca Josias.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/aldeia-marcal-de-souza-celebra-30-anos-com-festa-cultura-e-resistencia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.