De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai e ICMBio discutem acordo para ações conjuntas de gestão integrada em terras indígenas e unidades de conservação

16/06/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveram uma oficina para discutir e elaborar, de forma conjunta, os planos de trabalho para um Acordo de Cooperação voltado para a efetivação de ações conjuntas de gestão integrada e compartilhada envolvendo terras indígenas e unidades de conservação. O evento ocorreu no dia 6 de junho na sede do ICMBio, em Brasília.

A celebração do acordo tem como objetivo promover a compatibilização dos direitos constitucionais dos povos indígenas, dos povos e comunidades tradicionais e do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

A formalização da cooperação entre as duas autarquias é uma medida que reconhece e impulsiona ações de caráter estruturante, como a elaboração de instrumentos normativos conjuntos, a definição de fluxos e procedimentos interinstitucionais, dentre outras medidas que contribuam para fortalecer a atuação da Funai e do ICMBio e a promoção da agenda socioambiental.

Gestão colaborativa
A oficina teve como objetivo fortalecer as ações integradas, promovendo a proteção dos territórios indígenas e das unidades de conservação, além de fomentar o diálogo e a gestão colaborativa. O evento contou com a participação de diferentes setores das áreas técnicas que compõem ambas as autarquias.

Os participantes contribuíram com sugestões de aprimoramento à minuta do Acordo de Cooperação e debateram sobre estratégias e arranjos possíveis para a elaboração e implementação de ações conjuntas por meio de planos de trabalho específicos.

A diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Iara Vasco, abriu a oficina relembrando o histórico de aproximação entre as agendas ambiental e dos povos indígenas. E citou a implementação do Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal (PPTAL), o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena, também conhecido como "GEF-Indígena", o Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI) e a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras indígenas (PNGATI).

Na sequência, a coordenadora-geral de Identificação e Delimitação da Funai, Nina Paiva, reforçou a importância de se promover um alinhamento estratégico entre as instituições e lembrou da experiência do Grupo de Trabalho Interinstitucional entre Funai e ICMBio. O grupo foi instituído nos anos de 2013 e 2014 e produziu um diagnóstico acerca das sobreposições territoriais envolvendo terras indígenas e unidades de conservação federais.

O coordenador-geral de Gestão Socioambiental do ICMBio, Sérgio Freitas, enfatizou a importância de se estabelecer procedimentos alinhados entre as instituições com o intuito de promover a compatibilização de direitos e o fortalecimento da gestão nos territórios compartilhados entre povos indígenas e unidades de conservação.

A Funai reforça, assim, seu compromisso com a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas, bem como com a preservação do meio ambiente e a conservação da biodiversidade.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-icmbio-discutem-acordo-para-acoes-conjuntas-de-gestao-integrada-em-terras-indigenas-e-unidades-de-conservacao
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.