De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Observatório dos Povos Indígenas de Goiás é apresentado à procuradora-chefe do MPF

01/07/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, na última segunda-feira (30), representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e lideranças indígenas, na sede da instituição, para conhecer o projeto Observatório dos Povos Indígenas de Goiás: Direitos Humanos, Saberes do Cerrado e Inclusão Social. Eles foram recebidos pela procuradora-chefe da unidade do Ministério Público Federal em Goiás, Léa Batista.

Na ocasião, o diretor do Museu Antropológico da UFG, Manuel Ferreira Lima Filho, e o professor emérito da UFG, Pedro Wilson Guimarães - coordenadores do projeto - apresentaram uma síntese sobre os objetivos da iniciativa, que consiste em monitorar, documentar e promover os direitos humanos dos povos indígenas do estado, com atenção especial aos povos Iny Karajá, Tapuia do Carretão e Avá-Canoeiro.

Executado com o apoio do Ministério da Educação e da Fundação RTVE, o Observatório também busca fortalecer os vínculos entre essas comunidades, as instituições públicas e a sociedade civil, por meio da criação de uma plataforma digital inclusiva e da realização de oficinas temáticas e campanhas educativas, destacou Manuel Ferreira.

Durante o encontro, a procuradora-chefe registrou a importância do diálogo contínuo entre as instituições e se colocou à disposição para contato direto com a equipe de coordenadores do projeto e com as lideranças indígenas para encaminhamento de eventuais demandas para os procuradores naturais - aqueles que têm a atribuição de atuar em um caso específico.

Os representantes indígenas presentes na reunião ainda aproveitaram a oportunidade para levar ao conhecimento do MPF situações relativas a processos de demarcação de territórios; à educação e transporte escolar; saúde e acesso a medicamentos e à realização de exames; questões deficitárias de infraestrutura em escolas indígenas como falta de energia elétrica e de conexão de internet; além da necessidade de proteção das terras indígenas contra ações intrusivas de fazendeiros.

https://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/observatorio-dos-povos-indigenas-de-goias-e-apresentado-a-procuradora-chefe-do-mpf-em-goias
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.