De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mulheres Indígenas marcharam rumo ao Congresso Nacional

07/08/2025

Fonte: TV Brasil - https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/08/mulheres-indigenas-marcharam-rumo-ao



Mulheres Indígenas marcharam rumo ao Congresso Nacional

07/08/2025

Após três dias de debates e formulações de propostas de políticas públicas, as participantes da Primeira Conferência das Mulheres Indígenas marcharam hoje rumo ao Congresso Nacional.

Durante o evento, foram apresentados três projetos de lei. Um deles propõe que sejam considerados casos de violência coletiva as violações de territórios sagrados, a criminalização de rituais e a apropriação indevida de símbolos e práticas espirituais de povos tradicionais - com direito à reparação.

Outra proposta institui um mapeamento de informações sobre o impacto desigual das mudanças climáticas sobre mulheres e meninas.

E um terceiro projeto quer garantir o uso de vestimentas e adereços tradicionais em espaços de uso coletivo, sem discriminação ou restrição.

Entre as principais reivindicações das mulheres indígenas estão a demarcação de terras dos povos originários, o combate à violência de gênero e o veto do presidente Lula ao projeto de lei conhecido como "PL da Devastação", que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental no país.

Segundo um levantamento do Instituto Socioambiental, áreas protegidas da Amazônia Legal serão diretamente impactadas, o que representa cerca de 18 milhões de hectares de floresta.

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/08/mulheres-indigenas-marcharam-rumo-ao-congresso-nacional
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.