De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Após 22 anos de impasses, governo de SC vai construir casas para comunidade indígena

11/08/2025

Autor: Olga Helena de Paula

Fonte: ND Mais - https://ndmais.com.br



Cerimônia com governador Jorginho Mello e secretário Mário Hildebrandt marca assinatura de ordem de serviço para a construção das primeiras 33 casas e de uma igreja, em José Boiteux

O Governo de Santa Catarina dará início, nesta terça-feira (12), às melhorias estruturais e sociais para a comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng e para os municípios impactados pela Barragem Norte, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.

O ato oficial, marcado para as 14h, contará com a presença do governador Jorginho Mello, do secretário estadual da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, autoridades e lideranças indígenas. Na ocasião, será assinada a ordem de serviço para a construção das primeiras 33 casas e de uma igreja, ações que fazem parte de um pacote de investimentos do Estado.

Conteúdos em alta
Barragem Norte e comunidade indígena de José Boiteux

Em entrevista ao Balanço Geral, Hildebrandt destacou que a iniciativa representa um avanço nas negociações com a comunidade indígena, após mais de 22 anos de impasse envolvendo o Governo e os Laklãnõ-Xokleng. "Estamos agora, junto com o governador, resolvendo o problema com a comunidade indígena. É um passo histórico", afirmou.

Além das moradias e da igreja, o pacote prevê a revitalização da Barragem Norte, com troca de comportas e outras melhorias. O secretário adiantou que serão investidos R$ 73 milhões na obra e nas ações sociais, e que a licitação para a revitalização deve ocorrer em 30 a 45 dias. O processo de troca das comportas deve levar cerca de 90 dias para ser licitado.

Segundo Hildebrandt, a meta do governo é evitar que, em períodos de chuva intensa, seja necessário o uso de força policial para intermediar questões envolvendo a barragem. "Nossa proposta é nunca mais precisar usar força policial quando houver problemas com chuvas na região", destacou.

A agenda de terça-feira também inclui reuniões com o procurador do Estado e representantes da comunidade indígena para tratar de demandas relacionadas à barragem e ao impasse histórico que envolve sua operação.

https://ndmais.com.br/tempo/apos-22-anos-de-impasses-governo-de-sc-vai-construir-casas-para-comunidade-indigena/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.