De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

'Estou pronto': Edmar Xakriabá é primeiro indígena a se graduar em Direito na UFMG

07/08/2025

Fonte: UFMG - https://ufmg.br



Edmar Xakriabá é o primeiro indígena a se graduar em Direito pela UFMG. A cerimônia de colação de grau será nesta quinta-feira, 7, às 18h, no auditório da Faculdade de Direito.

Edmar vem de comunidade do povo Xakriabá localizada em São João das Missões, Norte de Minas Gerais, próximo à divisa com a Bahia. Iniciou o curso em 2020, pouco antes do início da pandemia de covid-19, na turma 180. Ele conclui a graduação na turma 181.

A forma como foi acolhido por colegas e professores é um dos aspectos mais marcantes para Edmar Xakriabá. "Cheguei preocupado, mas tudo correu da melhor forma, e nunca ao longo do curso enfrentei manifestações de discriminação por causa de minha origem", ele conta.

O novo bacharel ressalta também sua participação como estagiário da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ). "Essa experiência foi outra escola, fundamental para que eu saia hoje bem preparado, na teoria e na prática", diz.

'Demandas vão orientar meu caminho'
O plano imediato pós-colação de grau é o de retornar ao território de origem para atender a demandas diversas como advogado, sobretudo nas áreas trabalhista, de família e territorial. "Fiz o curso pelo meu povo, estou pronto e quero retribuir o apoio que recebi para cumprir essa trajetória. As demandas no território é que vão orientar meu caminho. Não me interessa, por enquanto, uma carreira jurídica pessoal, talvez no futuro", projeta Edmar Xakriabá, que é o terceiro bacharel em Direito da comunidade, depois de duas bacharéis formadas por outras universidades.

Casado com Sandra Fernandes e pai de três crianças, dos seis meses aos sete anos de idade - "minha conquista é também de minha família, que fez grande esforço na minha ausência" - Edmar considera que sua postura ao longo do curso de Direito "ajudou a fortalecer a presença dos estudantes indígenas na UFMG".

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/edmar-xakriaba-e-primeiro-indigena-a-se-graduar-em-direito-na-ufmg
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.