De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Juristas propõem Tribunal Ambiental Internacional à COP30

11/08/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Juristas propõem Tribunal Ambiental Internacional à COP30
Corte seguiria modelo do Tribunal Penal Internacional para julgar crimes que acontecem localmente mas que têm repercussão no clima do planeta todo

11/08/2025

Fernanda Mena

Três juristas renomados lançaram nesta segunda-feira (11), durante evento comemorativo do aniversário da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, um manifesto que propõe a criação de um Tribunal Ambiental Internacional durante a COP30, conferência do clima da ONU que acontece em novembro em Belém.

A corte proposta segue os moldes do TPI (Tribunal Penal Internacional), criado em 2002 pelo Estatuto de Roma para investigar e julgar crimes de guerra, genocídio, crimes de agressão e crimes contra a humanidade.

Encabeçada pelos advogados Flávio Bierrenbach (ministro aposentado do Superior Tribunal Militar e ex-deputado estadual e federal por São Paulo), Luiz Carlos Bettiol (ex-presidente do Centro Acadêmico 11 de Agosto) e Modesto Carvalhosa (professor aposentado da faculdade), a proposta deve ser levada a Belém durante a COP30 por estudantes e professores da universidade.

"Hoje em dia há muitos crimes ambientais, e uma das magnas questões que afligem a humanidade é a questão do meio ambiente e do clima", afirma Bierrenbach à Folha. "Nesta questão, o Brasil tem um papel importante não só pelo seu tamanho mas também pela sua localização geográfica."

Segundo ele, "os crimes ambientais são uma ameaça para a humanidade e têm uma característica transnacional". Isso quer dizer que um crime ambiental cometido dentro das fronteiras de determinado país afeta não só o território e a população locais mas também tem repercussões climáticas que atingem o planeta como um todo.

O texto do manifesto lido nesta segunda na faculdade do Largo São Francisco, que comemora 198 anos, chama a atenção para a maneira como a temática ambiental foi consagrada na Constituição Federal de 1988.

"Seu artigo 225 prescrevia que incumbe ao Poder Público a defesa e preservação do patrimônio de fauna e flora que assegurem direito a meio ambiente ecologicamente equilibrado. Além disso, o artigo 170 da mesma Carta estabelece que um dos princípios da ordem econômica é a defesa do meio ambiente."

O manifesto lembra que, desde a Eco-92, a conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992, existe uma consciência global crescente sobre a necessidade de um meio ambiente saudável que permita a sobrevivência da espécie humana.

"Alguém já disse que o bater de asas de uma borboleta nas antípodas pode ter algo a ver com o regime de chuvas, ou com a falta delas, aqui. Não se trata apenas de metáfora. São fenômenos com genoma igual; a árvore derrubada na amazônia queima na Califórnia", diz o texto, que aponta para a morosidade com que medidas de combate às mudanças climáticas têm sido tomadas.

Um Tribunal Ambiental Internacional precisaria ser consagrado pela ONU, diz o manifesto, e teria "atributos próprios e exclusivos".

Seria "dotado de plena e compulsória jurisdição, com acesso legitimado a agentes estatais e a certos agentes não estatais de amplo reconhecimento, o que haverá de lhe conferir viabilidade, efetividade e universalidade". Ele atuaria também em eventos supranacionais, como a poluição dos oceanos, dos rios transcontinentais e da atmosfera terrestre.

Segundo o manifesto, intelectuais já propuseram que se declare um estado de emergência ambiental na COP30, e o Brasil, ao adotar a proposta, "poderia tentar se redimir do seu passado de descaso".

O documento propõe que a sede do tribunal seja em Belém, que seria convertida em capital mundial da ecologia, e que a proteção ambiental seja considerada um dos mais importantes direitos humanos do século 21.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/08/juristas-propoem-tribunal-ambiental-internacional-a-cop30.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.