De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai recebe delegação alemã e reforça união bilateral

20/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu na terça-feira (19) a Primeira Secretária de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e Florestas da Embaixada da Alemanha, Rita Walraf, acompanhada de integrantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do diretor do Programa Biosfera, André Lammerding-Berdau.

O encontro, realizado na sede da autarquia em Brasília, teve como objetivo a troca de conhecimentos sobre os direitos territoriais dos povos indígenas e a cooperação bilateral entre Brasil e Alemanha como eixo fundamental para o desenvolvimento, fortalecimento, integridade territorial e sustentável, além do respeito às tradições dos povos indígenas.

Acompanhada de equipe técnica da Funai, a presidenta Joenia Wapichana explicou o contexto no qual a Funai foi criada, em 1967, e os avanços promovidos pela Constituição Federal (CF) de 1988, que consolidou o papel da autarquia na promoção e proteção dos direitos indígenas, em especial na regularização dos territórios. Ela destacou que a CF representa um marco histórico para a atuação da Funai e para a proteção dos povos indígenas do Brasil.

Isso porque o texto constitucional reconhece a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas, bem como assegura o respeito à organização social, costumes, línguas, crenças e tradições. Além disso, atribui à União a competência de demarcar terras indígenas. Tal função é exercida pela Funai, que realiza um trabalho minucioso e técnico para a regularização dos territórios.

A autarquia indigenista também apoia a gestão ambiental e territorial realizada pelos povos indígenas, por meio de instrumentos como a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). O objetivo é assegurar a autonomia, soberania alimentar e desenvolvimento sustentável dos povos indígenas.

A diretora do projeto Direitos e Territórios Indígenas da GIZ, Johanna Kirchner, e sua assessora, Sarah Flister, apresentaram iniciativas de projetos para a COP 30, em novembro, e que podem envolver a Funai, já que o Brasil e os povos indígenas têm papel fundamental para a proteção global do clima e da biodiversidade, além de reconhecer os direitos fundamentais dos povos indígenas e a sua contribuição milenar de conservação das florestas.

A Agência Alemã de Cooperação Internacional já possui uma parceria estabelecida com a Funai em outros projetos como na proteção e no uso sustentável das florestas tropicais. O foco está particularmente nas comunidades que vivem na floresta, pois elas contribuem para o uso equilibrado dos recursos naturais.

Participaram ainda da reunião as diretoras da Funai, Janete Carvalho, de Proteção Territorial, Lucia Alberta, de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, e Mislene Metchacuna, de Administração e Gestão.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-recebe-delegacao-alema-e-reforca-uniao-bilateral
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.