De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

VÍDEO: mulheres indígenas marcham na Esplanada dos Ministérios e pedem proteção de seus corpos e territórios

07/08/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



VÍDEO: mulheres indígenas marcham na Esplanada dos Ministérios e pedem proteção de seus corpos e territórios
Ato acontece na finalização da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas.

Mulheres indígenas marcharam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quinta-feira (7) (veja vídeo acima). O tema do ato foi "Nosso corpo, nosso território: somos as guardiãs do planeta".

A marcha acontece na finalização da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, que aconteceu entre segunda (4) e quarta (6).

Em cartazes, as mulheres pediram proteção das meninas indígenas e dos territórios ancestrais, e fim do marco temporal.

Com o encerramento da marcha, que reuniu milhares de indígenas, as mulheres participam de uma homenagem no Congresso Nacional, às 14h.

A última edição da marcha das mulheres aconteceu em 2023. Mais de 6 mil indígenas se reuniram em Brasília, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Em abril deste ano, Brasília recebeu a marcha Acampamento Terra Livre.
1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas

Com o tema "Mulheres Guardiãs do Planeta pela cura da Terra", a conferência reuniu milhares de indígenas dos seis biomas brasileiros.

A conferência aconteceu no Espaço Cultural Ibero-Americano, no centro da capital. Durante os três dias de evento, foram realizados debates divididos em cinco eixos temáticos:

direito e gestão territorial;
emergência climática;
políticas públicas e violência de gênero;
saúde;
educação e transmissão de saberes ancestrais para o bem viver.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2025/08/07/video-mulheres-indigenas-marcham-na-esplanada-dos-ministerios-e-pedem-protecao-de-seus-corpos-e-territorios.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.