De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo quer negociar com Congresso ajustes no licenciamento

04/08/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Governo quer negociar com Congresso ajustes no licenciamento
Objetivo é procurar relator do projeto na Câmara, Zé Vitor (PL-MG), e presidentes da Câmara e do Senado nesta semana; prazo para sanção ou veto é dia 8

04/08/2025

Danielle Brant

Integrantes do governo Lula (PT) querem negociar com o Congresso nesta semana, na volta do recesso parlamentar, textos alternativos a pontos considerados problemáticos no projeto de licenciamento ambiental.

O presidente Lula tem até dia 8 para decidir se sanciona, veta parcialmente ou veta integralmente o texto, criticado pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente).

A condução das negociações é feita pela Casa Civil. Técnicos dizem que o próprio ministro Rui Costa está participando do processo. A intenção é falar com o relator na Câmara, deputado Zé Vitor (PL-MG), e com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para construir entendimentos até o dia 8.

A preocupação é maior com trechos que inviabilizam dispositivos inteiros. Sobre a LAC (Licença por Adesão e Compromisso), por exemplo, o governo aceita que seja aplicada para licenciar empreendimentos de baixo e médio impacto ambiental e com baixo potencial poluidor. No texto, no entanto, foi incluída a possibilidade de médio potencial poluidor. Se Lula vetar o dispositivo, cai o trecho todo.

A conversa com o Congresso terá a intenção de explicar que o objetivo não é descaracterizar todo o projeto, mas sim apresentar um texto alternativo ao que pode ser vetado -no caso acima, mantendo a possibilidade de LAC para atividade ou empreendimento com baixo potencial poluidor. A mudança poderia ser enviada por decreto ou medida provisória, segundo pessoas a par das conversas.

O veto integral não é descartado, mas é visto como uma alternativa menos interessante, pelo desgaste que criaria junto ao Congresso. Ao tentar negociar, a aposta é que as mudanças propostas possam ser bem recebidas.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/08/governo-quer-negociar-com-congresso-ajustes-no-licenciamento.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.