De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Após ação do MPF, primeira indígena toma posse no Conselho Municipal de Educação em Manaus (AM)

27/08/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) participou da cerimônia de posse dos 11 novos conselheiros titulares do Conselho Municipal de Educação (CME) para o quadriênio 2025 e 2029. O evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus, marcou a posse da primeira vaga para uma integrante indígena no Conselho.

A vaga foi ocupada por Márcia Sateré Mawé. Ela atua na comissão de educação da Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos (Copime) e é suplente da coordenação nacional de educação escolar indígena do Ministério da Educação (MEC).

Representação indígena - O MPF acompanha o tema há alguns anos. Em 2024, entrou com uma ação judicial contra o município de Manaus e um dos pedidos foi a garantia de representação indígena no CME de Manaus.

Em seu discurso, o procurador da República Fernando Merloto Soave ressaltou a necessidade urgente de cumprimento da Lei Municipal 2.781, de 16 de setembro de 2021. "Essa lei é importante para os povos indígenas, uma luta histórica, buscando a regularização dos cargos para profissionais do magistério indígena e a garantia dos espaços para o ensino da língua materna e dos conhecimentos tradicionais na rede municipal de ensino de Manaus", defendeu. Ele também destacou que a definição do espaço pretendido pelos indígenas junto ao Museu da Amazônia (Musa) para a instalação da escola indígena de referência "é um ponto que precisa ser alinhado, uma vez que o Musa e os indígenas se mostraram nos diálogos favoráveis à proposta, estando pendente a anuência da Semed".

O procurador do MPF também mencionou que a lei, apesar de ter sido assinada pelo atual prefeito, ainda não foi cumprida, estando entre os pedidos da ação judicial ainda não cumpridos. Por sua vez, o secretário da Semed Júnior Mar assumiu o compromisso de agendar uma reunião com urgência com o MPF e com os indígenas para buscar uma solução para o tema. MPF aguarda o agendamento.

https://www.mpf.mp.br/am/sala-de-imprensa/noticias-am/apos-acao-do-mpf-primeira-indigena-toma-posse-no-conselho-municipal-de-educacao-em-manaus-am
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.