De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Caravana dos Povos Indígenas segue para a Terra Indígena Mãe Maria, no sudeste do Pará
26/08/2025
Fonte: O Liberal - https://www.oliberal.com
Mais uma etapa da Caravana dos Povos Indígenas rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será realizada nesta segunda-feira (25). Desta vez, quem recebe a iniciativa é a Aldeia Akrãtikatêjê, na Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Pará. Promovido pela Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi) e com apoio do Banpará, o encontro reunirá o povo Gavião em um momento de escuta e fortalecimento dos territórios, reforçando o compromisso do Governo do Pará com a valorização das comunidades originárias e sua preparação para a conferência climática, que será sediada em Belém.
Homologada em 1986, a Terra Indígena Mãe Maria é um território emblemático para a Amazônia e para o Brasil. Com mais de 62 mil hectares, ela abriga o povo Gavião, formado pelos grupos Parkatêjê, Kyikatêjê e Akrãtikatêjê. Guardiões de uma rica herança cultural e linguística do tronco timbira, eles mantêm vivas tradições e modos de vida que resistem há gerações.
Escuta indígena rumo à COP30 - A Caravana dos Povos Indígenas percorre as oito etnorregiões do Pará com o objetivo de promover escuta ativa, diálogo e disseminar informações sobre a COP30, ampliando a participação e a representatividade indígena. A ação também fortalece políticas públicas construídas em conjunto com as comunidades, valorizando culturas, saberes e direitos dos povos da floresta.
"A Caravana tem um papel fundamental para aproximar a COP30 das comunidades indígenas. Cada parada é uma oportunidade de escuta, diálogo e fortalecimento das lideranças, garantindo que a voz dos povos esteja presente nas decisões globais sobre o clima. Em Bom Jesus do Tocantins, teremos mais um momento histórico, com o protagonismo do povo Gavião mostrando ao mundo que a floresta é vida e precisa ser respeitada", destacou Wiratan Sompré, secretário adjunto da Sepi.
Para a secretária dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, cada parada do percurso é um marco para consolidar a presença indígena no centro do debate climático global. "A Caravana é um espaço de encontro e fortalecimento com os povos indígenas nos seus territórios. É por meio dessas conversas, dessas escutas vivas, que estamos preparando as comunidades paraenses para a COP30, afirmando que suas vozes, suas culturas e suas propostas devem estar no centro das decisões globais", destacou.
A expectativa é de grande participação das lideranças e famílias da Terra Indígena Mãe Maria na conferência, que irão contribuir com propostas, reflexões e experiências para os debates em torno da justiça climática e da proteção da Amazônia.
https://www.oliberal.com/para/caravana-dos-povos-indigenas-segue-para-a-terra-indigena-mae-maria-no-sudeste-do-para-1.1011465
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.