De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Missão no Vale do Javari reafirma compromisso com a proteção de defensores de direitos humanos

12/08/2025

Fonte: MJSP - https://www.gov.br/mj/pt-br/



Missão no Vale do Javari reafirma compromisso com a proteção de defensores de direitos humanos
MJSP integrou grupo que promoveu diálogos e prestou homenagens às famílias do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips

Vale do Javari, 12/08/2025 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Acesso à Justiça (Saju), participou, de 4 a 7 de agosto, de missão estratégica na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas (AM). O objetivo foi reavaliar a conjuntura que motivou a concessão da Medida Cautelar (MC) no 449/2022 pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O instrumento protege defensores de direitos humanos e povos da floresta.

A missão promoveu diálogos e prestou homenagens às famílias do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, assassinados durante uma viagem ao Vale do Javari, em 2022.

A coordenadora de Prevenção de Conflitos no Campo e na Cidade da Saju, Julia Natour, explica que a ida ao Vale do Javali foi uma oportunidade de "reafirmar o compromisso do MJSP na articulação interministerial e no diálogo com a sociedade civil para efetiva implementação das medidas cautelares, notadamente no que se refere à efetiva proteção dos povos indígenas e daqueles que atuam em sua defesa".

A missão foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pela CDIH. A atividade contou com a participação de órgãos do Governo Federal, do Sistema de Justiça, de representantes da sociedade civil, de familiares das vítimas e de organizações peticionárias da medida cautelar.

A ação teve o apoio logístico e operacional da Secretaria de Saúde Indígena, por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas em Manaus, Tabatinga e Atalaia do Norte; da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública; da Polícia Federal; da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); e da Capitania dos Portos da Tríplice Fronteira.

MC no 449/2022

A MC no 449/2022 foi inicialmente concedida pela CIDH, em junho de 2022, com o objetivo de determinar a situação e o paradeiro de Bruno Pereira e Dom Phillips, que desapareceram na região do Vale do Javari durante visita de trabalho à equipe de vigilância indígena local. Posteriormente, em outubro de 2022, as medidas cautelares foram ampliadas pela CIDH de modo a resguardar representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), defensores de direitos humanos e povos da floresta.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/missao-no-vale-do-javari-reafirma-compromisso-com-a-protecao-de-defensores-de-direitos-humanos
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.