De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo Federal consulta indígenas e indigenistas para a construção do novo Planad

14/08/2025

Fonte: MJSP - https://www.gov.br/mj/pt-br/



Governo Federal consulta indígenas e indigenistas para a construção do novo Planad
Encontro com lideranças e organizações representativas, promovido pela Senad, ocorreu na terça-feira (12). Cerca de cem pessoas participaram de forma presencial e on-line

Brasília, 14/08/2025 - Lideranças indígenas, representantes de organizações indigenistas e integrantes de diversos órgãos do Governo Federal se reuniram, na terça-feira (12), para consulta interinstitucional sobre as perspectivas dos povos originários na construção do novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad). O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), contou com cerca de cem pessoas, parte do grupo participou presencialmente, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), e parte, on-line.

O encontro foi liderado pela Estratégia Nacional para Mitigação e Reparação dos Impactos do Tráfico de Drogas sobre Territórios e Populações Indígenas, da Senad, e seguiu as diretrizes de participação previstas na Resolução no 13/2025 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad). Entre os eixos de discussão priorizados pelos participantes estavam prevenção, redução de danos, acesso ao cuidado e aos sistemas de direitos e governança participativa.

Para a coordenadora da Estratégia Povos Indígenas na Política sobre Drogas da Senad, Lara Montenegro, o momento é histórico, visto que é a primeira vez que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) garante aos povos indígenas o direito à consulta durante o processo participativo de construção do Planad. "Ações eficientes de governo e culturalmente adequadas são concebidas a partir da escuta e do conhecimento das realidades locais, e estamos junto com as lideranças e organizações indígenas construindo esse caminho", ressaltou.

Nos debates, os participantes indígenas indicaram a criação de um eixo específico sobre direitos e medicinas naturais originárias e ressaltaram a importância de ampliar o escopo do novo Planad para contemplar os conhecimentos medicinais indígenas. O Cacique Ninawa Inu Hiuni kui reiterou que a "efetiva participação indígena é condição indispensável para que o Brasil construa políticas sobre drogas mais humanas, inclusivas e sustentáveis, que integrem ciência contemporânea e conhecimentos tradicionais para o bem-estar coletivo".

Nas discussões, foram destacadas as vulnerabilizações a que os territórios estão sujeitos a partir da presença do tráfico e de outras atividades ilícitas, além de preocupações com os problemas associados aos usos prejudiciais de álcool e outras drogas nas comunidades e entre indígenas que vivem nas cidades. Entre as diversas propostas levantadas, foram apontadas a necessidade do reconhecimento das medicinas indígenas como estratégia de cuidado e fortalecimento dos conhecimentos dos povos para promoção do bem-viver.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/governo-federal-consulta-indigenas-e-indigenistas-para-a-construcao-do-novo-planad-1
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.