De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto Taguatinga Plural conecta escolas a saberes africanos e indígenas

18/08/2025

Autor: Amanda S. Feitoza

Fonte: Correio Braziliense - https://www.correiobraziliense.com.br/



Projeto Taguatinga Plural conecta escolas a saberes africanos e indígenas

Mais do que um encontro, um mergulho na diversidade cultural que molda a identidade brasileira. Na quarta-feira (20/8), professores do Distrito Federal terão a oportunidade de ouvir diretamente de indígenas brasileiros e africanos reflexões sobre suas histórias e tradições.

O evento Diálogos em Taguatinga Plural e Brasil Original, organizado pela coordenação regional de ensino de Taguatinga, propõe um espaço de escuta sem atravessadores, no qual quem fala são os próprios protagonistas.

"É um contato com a fonte original. Se temos africanos vivendo no Brasil, por que não ouvi-los? Se convivemos com povos indígenas, por que não dar voz a eles?", ressalta André Lúcio Bento, especialista em cultura africana e idealizador do projeto.
Educação antirracista em prática

A iniciativa faz parte do Projeto Taguatinga Plural, voltado para a educação antirracista, valorização da cultura afro-indígena e resistência quilombola. Criado para apoiar escolas no cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, o projeto tem sido um marco na formação de professores e já alcança 34 escolas da região, envolvendo desde a educação infantil até o ensino médio.

Em 2024, o Distrito Federal aderiu à Política Nacional de Equidade e Educação para as Relações Étnico-Raciais, e o Taguatinga Plural ganhou protagonismo como principal iniciativa local dessa política. Em 2025, o projeto recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do MEC, reconhecimento destinado a práticas de impacto em equidade racial e educação quilombola.
Encontro de saberes

O evento contará com cinco convidados, que vão compartilhar saberes, memórias e visões de mundo:

Matutino (8h30): René Mapouna (Camarões), Manfred Caspa Ngom (Camarões) e Nubiã Tupinambá (povo Tupinambá).

Vespertino (14h): Airy Gavião (povo Gavião Parkatêjê) e Souleymane Niang (Senegal).

A proposta é que professores presentes levem esse aprendizado para suas práticas pedagógicas, tornando-se multiplicadores. "A mudança é lenta porque é cultural, mas é pela educação que vamos desconstruir estereótipos e reconhecer a verdadeira contribuição africana e indígena para o Brasil", destaca André Lúcio.

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2025/08/7229108-projeto-taguatinga-plural-conecta-escolas-a-saberes-africanos-e-indigenas.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.