De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Nota de repúdio contra a morte de mulher indígena no Tocantins

07/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br/



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) repudia veementemente o crime contra a vida de uma jovem indígena identificada como Harenaki Javaé. Segundo relatos, ela teria sido abusada e foi encontrada morta com o corpo carbonizado no sábado (6), na Aldeia Canauanã, em Formoso do Araguaia, região sul do estado do Tocantins.

A autarquia indigenista recebeu com indignação a notícia do caso que vem sendo tratado como feminicídio e reitera que nenhuma forma de violência é aceitável, principalmente a violência de gênero. Defende ainda a devida apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos pelos órgãos competentes.

A Funai se solidariza com familiares, amigos e indígenas do Tocantins pela perda de Harenaki Javaé. A autarquia reforça que toda e qualquer prática de violência deve ser prevenida e combatida. Bem como, reitera seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos das mulheres e meninas indígenas, assim também a valorização e respeito às culturas indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/nota-de-repudio-contra-a-morte-de-mulher-indigena-no-tocantins
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.