De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Memórias do Cacique: Um diálogo com Raoni Metyktire, Beptuk Metuktire e Fernando Niemeyer

09/09/2025

Fonte: CCBB - https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/memorias-do-cacique/



Memórias do Cacique: Um diálogo com Raoni Metyktire, Beptuk Metuktire e Fernando Niemeyer

CCBB Brasília
09/09/25

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) apresenta, em 9 de setembro, terça-feira, às 19h, a palestra "Memórias do Cacique: um diálogo com Raoni Metyktire e Fernando Niemeyer", um encontro inspirador com o líder indígena e referência mundial na luta pela preservação da Amazônia e dos povos originários. A roda de conversa contará ainda com o líder indígena Beptuk Metuktire, o antropólogo Fernando Niemeyer e a escritora Danna Dantas, que fará a mediação.

No bate-papo, Raoni compartilha sua trajetória, saberes ancestrais e visão de mundo em um diálogo profundo e transformador, no qual reafirma a história e importância da liderança indígena e das pautas socioambientais. O evento é uma realização do Instituto Raoni, em parceria com a Companhia das Letras e com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). O ingresso para participar pode ser retirado um dia antes, a partir das 12h, no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.

Sobre o cacique Raoni Metyktire

Ropni, adaptado para a língua portuguesa como Raoni, pertencente ao povo Metyktire-Mebêngôkre, conhecido como Kayapó e Txukarramãe. Ele é cacique, pajé e cuidador de seu povo. Nasceu em 1937 na região de Kapôt, no norte do Mato Grosso, e tornou-se o maior símbolo do Brasil e um dos maiores do mundo da luta pelos povos indígena. O cacique já recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), em 2021, e em 2020 chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Sua repercussão nacional e internacional foi potencializada pelo documentário produzido pelo cineasta Jean-Pierre Dutilleux, "Raoni", de 1973.

O aumento de sua popularidade ampliou a voz do movimento indígena, abrindo caminho para a demarcação de terras indígenas e influenciando a abordagem do tema na Constituição de 1988, com a mobilização de diferentes povos originários. Desde aquela época, Raoni continuou sendo o intermediário entre seu povo e os brancos, viajando para dentro e fora do Brasil, reivindicando interesses coletivos e buscando alianças e recursos, atuando de forma política e conquistando os direitos indígenas desde a década de 1970.

Serviço

Memórias do Cacique: Um diálogo com Raoni Metyktire, Beptuk Metuktire e Fernando Niemeyer
Mediação: Danna Dantas
Data: 09/09/2025
Horário: 19h às 21h
Local: Teatro
Classificação etária: Livre
Ingressos: site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB Brasília a partir das 12h do dia 8 de setembro


https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/memorias-do-cacique/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.