De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF aciona órgãos públicos por falta de saneamento em aldeias indígenas de Avaí

10/09/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



MPF aciona órgãos públicos por falta de saneamento em aldeias indígenas de Avaí
Ministério Público Federal (MPF) pede providências emergenciais em 15 dias e cobra indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública para assegurar o fornecimento de serviços de saneamento básico a quatro aldeias da Terra Indígena Araribá, em Avaí (SP). A União, a Prefeitura do município, a Funai e a Sabesp foram incluídas como rés no processo.

Segundo o MPF, os indígenas enfrentam alto risco de adoecer devido à precariedade dos serviços de água e esgoto.

Em vistorias realizadas entre maio de 2023 e julho de 2024, o órgão constatou escassez no fornecimento de água, falta de tratamento adequado e transbordamentos frequentes de fossas por ausência de manutenção.

Na ação, o MPF pede que a Justiça Federal determine que os réus iniciem, em até 15 dias, os estudos técnicos e as medidas necessárias para regularizar as redes de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água potável nas aldeias.

O mesmo prazo é solicitado para a adoção de providências emergenciais que desativem e substituam fossas irregulares por um sistema sanitário adequado.

Além disso, o órgão requer que União, Prefeitura, Funai e Sabesp sejam condenados ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, valor que deve ser destinado integralmente a projetos que melhorem a qualidade de vida das comunidades indígenas.

A Advocacia Geral da União, em nota, informou que foi intimada e se manifestará no processo. Também em nota, a Prefeitura de Avaí informou que ainda não foi notificada sobre a questão do saneamento básico. Segundo o comunicado, o município depende da estrutura da Sabesp para o serviço.

A prefeitura disse que entrará em contato com a companhia para verificar a intenção e o plano de trabalho para a extensão do atendimento, considerando que se trata de área federal, sob responsabilidade da Funai.


O comunicado acrescenta que o município realiza algumas manutenções nas aldeias, dependendo das condições financeiras.

Em nota à TV TEM, a Sabesp informou que não foi notificada sobre o caso e disse que a responsabilidade pelo saneamento em comunidades indígenas é da União, por meio do Ministério da Saúde.

A companhia afirmou também que a atuação nessas áreas exige o respeito a valores culturais e autorizações específicas, conforme a Constituição e normas da Funai, incluindo a anuência dos povos envolvidos. Disse ainda que aguarda a definição de um modelo técnico e a coordenação com os órgãos federais para poder atuar legalmente na área.

Já a Funai não retornou o contato da TV TEM.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/09/10/mpf-aciona-uniao-prefeitura-funai-e-sabesp-por-falta-de-saneamento-em-aldeias-indigenas-de-avai.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.