De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Lula lança nova etapa da infovia que leva internet à Amazônia

08/09/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Lula lança nova etapa da infovia que leva internet à Amazônia
A bordo de uma balsa, presidente e ministro das Comunicações darão início à etapa de programa Norte Conectado; governo chega à metade da obra

08/09/2025

O presidente Lula e o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) lançam, nesta quarta (9), um novo trecho da infovia do Norte Conectado, programa que pretende levar internet à Amazônia por meio de 12 mil km de fibras ópticas depositadas no leito dos rios.

No ano passado, esse programa ganhou o "Oscar" das telecomunicações" pela GSMA, associação das empresas de telefonia móvel, durante o MWC (Mobile World Congress). Uganda quer replicar o projeto em seu país.

A bordo da balsa responsável pela obra, o presidente vai disparar o carretel de cabos no rio Negro da infovia 4, que conectará Boa Vista (RR) a Vila de Moura (AM). Serão 480 km de cabos subfluviais pelo rio Branco e 130 km terrestres em dutos, totalizando 610 km.

O investimento será de R$ 118 milhões e beneficiará cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades, três em Roraima e uma no Amazonas, levando internet de alta qualidade a escolas públicas, universidades, hospitais, prefeituras e outros serviços essenciais.

Segundo o ministro, até o momento, metade das infovias está pronta, mas a primeira delas, a cargo do Exército, foi devolvida e será substituída.

"Pelo custo de reparação, é melhor colocar outra no lugar", disse Siqueira Filho ao Painel S.A.

"Crianças terão condições de estudar online, médicos poderão atender pacientes à distância, comunidades indígenas vão se comunicar com segurança. É inclusão digital, social e econômica."

O projeto prevê a construção de um anel óptico tendo Manaus (AM) como eixo-central, interligando oito infovias. As vias 5, 6 e 8 devem ficar prontas até o fim de 2026.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2025/09/lula-lanca-nova-etapa-da-infovia-que-leva-internet-a-amazonia.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.