De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Comissão da Câmara aprova criação de Fundo da Caatinga

08/09/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Comissão da Câmara aprova criação de Fundo da Caatinga
Instrumento de financiamento, inspirado no Fundo da Amazônia, é visto como ativo do país nas discussões da COP30

08/09/2025

Danielle Brant

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou na última quarta-feira (3) o projeto de lei que estabelece a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga e incluiu no texto a criação do Fundo da Caatinga para ajudar a financiar as ações de preservação do bioma.

A criação do instrumento, inspirado no Fundo da Amazônia, foi proposta por emenda do deputado Pedro Campos (PSB-PE) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O próprio deputado foi relator na CCJ do projeto, que volta ao Senado. Já existe uma articulação para que o presidente Lula (PT) sancione o mecanismo.

O objetivo do mecanismo é financiar a recuperação de áreas degradadas e combater a desertificação, além de apoiar a produção sustentável e comunidades tradicionais do semiárido. Hoje, a Caatinga ocupa cerca de 10% do território do país, espalhando-se por oito estados do Nordeste e parte de Minas Gerais.

"O fundo vai garantir transformar a riqueza da biodiversidade em riqueza para a população da região, historicamente marcada pela seca e pela falta de infraestrutura", afirma Campos. "Esse projeto é um passo decisivo para um desenvolvimento mais justo e sustentável."

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/09/comissao-da-camara-aprova-criacao-de-fundo-da-caatinga.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.