De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Presidente do PT visita indígenas em São Gabriel da Cachoeira

12/09/2025

Fonte: BNC Amazonas - https://bncamazonas.com.br



O presidente nacional do PT, Edinho Silva, visitou nesta sexta-feira (12/9) o município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na região do Alto Rio Negro. Foi a primeira vez que um dirigente nacional do partido esteve no município, conhecido pela forte presença de povos indígenas.

Edinho esteve na comunidade de São Jorge, onde vivem 43 famílias de oito etnias, e se reuniu com lideranças locais acompanhado do prefeito Edmar Curubinha (PT), do presidente do PT municipal, Clovis Curubão, e do presidente estadual da sigla, deputado Sinésio Campos (PT). Durante a agenda, participou da inauguração de uma quadra poliesportiva e de um centro comunitário.

O dirigente destacou a importância da organização comunitária na reivindicação por melhores condições de vida. Segundo ele, o partido pretende ampliar o diálogo com povos originários, ribeirinhos e moradores das periferias como parte da estratégia de fortalecimento das bases.

Entre as iniciativas em discussão está a realização de um encontro do PT da Amazônia Legal durante a COP 30, na Ilha de Marajó (PA), para debater políticas de desenvolvimento sustentável para a região.

A agenda no Amazonas incluiu ainda visita à fábrica da Samsung, na Zona Franca de Manaus (ZFM), na quinta-feira (11/9). Nesta sexta, Edinho também participa da posse do deputado Sinésio Campos em novo mandato à frente do diretório estadual do PT.

https://bncamazonas.com.br/poder/presidente-do-pt/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.