De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Polícia Federal intensifica operações em Mato Grosso contra garimpo e desmatamento ilegal em terras indígenas

06/09/2025

Autor: Dayelle Ribeiro

Fonte: Cenário MT - https://www.cenariomt.com.br/



Polícia Federal intensifica operações em Mato Grosso contra garimpo e desmatamento ilegal em terras indígenas

Análises de satélite indicaram que, somente em 2024, a exploração ilegal resultou no corte seletivo de mais de 1.140 hectares de floresta nativa.

A Polícia Federal (PF) intensificou as ações de combate a crimes ambientais em Mato Grosso, com foco na proteção de terras indígenas. Nesta sexta-feira (5), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Pontes e Lacerda, em uma operação que visa desarticular uma rede de extração e comercialização ilegal de ouro.

A ação é uma continuação de uma investigação iniciada a partir de um flagrante na Terra Indígena Sararé, onde três pessoas foram presas com quase 200 gramas de ouro. A apuração buscou identificar outros membros da associação criminosa e, após a execução das ordens judiciais, os materiais coletados serão analisados para comprovar indícios e chegar aos financiadores da atividade ilegal.

Em agosto, a PF já havia deflagrado uma operação em Pontes e Lacerda e Conquista d'Oeste, com o apoio do Exército, para desmantelar a estrutura logística do garimpo. Na ocasião, foram cumpridos 16 mandados em residências e empresas. As investigações apontaram que empresários e oficinas mecânicas eram usados para guardar e ocultar maquinários como escavadeiras e tratores.

Também em agosto, a PF executou a Operação Mykyara em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, para responsabilizar os envolvidos em atividades de desmatamento na Terra Indígena Menkü. A operação, que contou com o apoio do Ibama e da Funai, cumpriu 10 mandados de busca em madeireiras acusadas de receptar madeira extraída ilegalmente.

Análises de satélite indicaram que, somente em 2024, a exploração ilegal resultou no corte seletivo de mais de 1.140 hectares de floresta nativa. Além dos danos ambientais, o inquérito apura uma grave ocorrência de ameaças feitas por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilícitas.

Os investigados nas operações podem responder por crimes ambientais, de usurpação de bens da União e, no caso da operação Mykyara, por desmatamento de terra de domínio público e associação criminosa.

https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/policia-federal-intensifica-operacoes-em-mato-grosso-contra-garimpo-e-desmatamento-ilegal-em-terras-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.