De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF e Universidade Federal de Goiás debatem cooperação técnica para fortalecer direitos dos povos indígenas

18/09/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, na segunda-feira (15), representantes do projeto "Observatório dos Povos Indígenas de Goiás: Direitos Humanos, Saberes do Cerrado e Inclusão" (Opig), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro teve como objetivo discutir uma possível parceria institucional para fortalecer ações em favor das comunidades indígenas.

A reunião foi realizada na sede da Procuradoria da República em Goiás (PR/GO) e contou com a participação dos procuradores da República Ailton Benedito de Souza e José Ricardo Teixeira Alves, representante em Goiás da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do MPF. Pela UFG, estiveram presentes o coordenador do Opig, Manuel Ferreira Lima Filho, o vice-coordenador, Pedro Wilson Guimarães, e outros membros do projeto, além de líderes de comunidades indígenas.

Durante a audiência, os procuradores da República destacaram o papel constitucional do MPF na defesa dos direitos dos povos indígenas e, nesse sentido, destacaram a necessidade de cooperação institucional. Por sua vez, o professor Manuel Filho apresentou os detalhes do Observatório, que busca, por meio de pesquisa e extensão, promover a cidadania indígena e defender direitos.

Demandas das comunidades - O encontro também foi uma oportunidade para que líderes indígenas apresentassem questões urgentes. A cacica Valdirene Leão Gomes Cruz, da aldeia Buridina/Iny Karajá, manifestou a preocupação da comunidade com o andamento judicial do processo sobre o território da TI Karajá de Aruanã. O procurador Ailton Benedito apresentou esclarecimentos sobre a ação em curso.

Já a professora Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia levantou a questão da demarcação do território onde estão localizados os cemitérios da comunidade Tapuia do Carretão, além de solicitar apoio institucional para a área de saúde, educação e segurança. Os procuradores esclareceram que esses casos específicos devem ser encaminhados à Procuradoria da República em Anápolis, que tem atribuição sobre aquelas áreas.

Também foi discutida a deficiência de políticas públicas para crianças e jovens indígenas, com sugestão de atuação do projeto nesta área.

Próximos passos - Ao final da audiência, foi acordado que o Observatório dos Povos Indígenas de Goiás encaminhará, no prazo de 30 dias, uma proposta de termo de cooperação técnica entre a UFG e o MPF. A formalização do documento permitirá a cooperação entre as duas instituições em ações futuras.

https://www.mpf.mp.br/go/sala-de-imprensa/noticias-go/mpf-e-universidade-federal-de-goias-debatem-cooperacao-tecnica-para-fortalecer-direitos-dos-povos-indigenas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.