De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Primeira edição dos Jogos Indígenas de Goiás fortalece integração cultural e proteção territorial no Araguaia

18/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) desempenhou um papel estratégico na realização da 1ª edição dos Jogos Indígenas de Goiás, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio de suas secretarias estaduais. A competição foi realizada no município de Aruanã (GO), entre os dias 4 e 6 de julho, reunindo mais de 300 participantes de povos indígenas como os Iny Mahadu (Karajá), anfitriões do evento, além dos Boe Bororo, Tapuia do Carretão, Tupi, A'uwê Uptabi (Xavante), entre outros.

A atuação da Funai, por meio da Unidade Técnica Local de Goiânia (UTL-GYN) e da Coordenação-Geral de Processos Educativos e Culturais (CGPec), buscou garantir a segurança cultural, a organização social e o respeito aos direitos dos povos indígenas durante todo o processo.

Segundo o chefe da UTL Goiânia, Francisco Oliveira, a Funai também deu suporte logístico e fez a articulação entre as lideranças comunitárias e os órgãos estaduais. O objetivo foi assegurar que a competição ocorresse de acordo com as diretrizes de salvaguarda cultural da Funai e os parâmetros da Convenção no 169 da (Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um desses parâmetros prevê a consulta e participação dos povos indígenas em atividades que impactem diretamente suas comunidades e territórios.

"A Funai apoia esse tipo de evento para promover a educação intercultural, o protagonismo juvenil, a integração entre comunidades e estimular vínculos entre as escolas indígenas e instituições públicas, ampliando o alcance de políticas sociais voltadas para as juventudes indígenas", afirmou Francisco Oliveira. A maior parte dos participantes era composta por estudantes universitários indígenas residentes no estado de Goiás.

Ainda de acordo com Francisco Oliveira, além de dar visibilidade à diversidade cultural indígena em Goiás, o evento possibilitou novas conexões entre lideranças indígenas, fortalecendo redes de articulação política e comunitária. "A experiência demonstrou o potencial do esporte como ferramenta de promoção social, cidadania e fortalecimento identitário, ao mesmo tempo em que evidenciou a importância da presença institucional da Funai para garantir que tais eventos ocorram em harmonia com os interesses das comunidades tradicionais", ressaltou.

Para ele, o apoio logístico e técnico prestado pela Funai foi decisivo para que a primeira edição dos Jogos Indígenas de Goiás se consolidasse como um marco histórico para os povos indígenas e para o estado, estabelecendo bases para a continuidade e expansão dessa política pública nos próximos anos.

Direitos culturais

O evento foi marcado por disputas que mesclaram modalidades convencionais como futebol, vôlei, futsal e atletismo, e também com práticas tradicionais indígenas, como corrida de tora, cabo de guerra com cipó, arco e flecha e luta corporal.

A iniciativa promoveu a valorização da cultura indígena e ofereceu um espaço para que jovens indígenas expressassem suas identidades, fortalecendo a transmissão de conhecimentos ancestrais por meio do esporte.

Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena no estado de Goiás cresceu de forma significativa, chegando a cerca de 19 mil pessoas. "Esse aumento reforça a necessidade de iniciativas que deem visibilidade a esses povos e criem espaços de diálogo e fortalecimento do movimento indígena, além de promover a defesa de seus direitos territoriais e culturais", avaliou o chefe da UTL Goiânia, Francisco Oliveira.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/primeira-edicao-dos-jogos-indigenas-de-goias-fortalece-integracao-cultural-e-protecao-territorial-no-araguaia-1
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.