De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai inaugura nova sede da Coordenação Regional de Manaus para fortalecer atendimento aos povos indígenas no Amazonas

19/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



"Este é um momento de celebrar! Fruto de muita luta, resistência e resiliência dos nossos povos indígenas. Nós passamos muito tempo sendo desmontados, desconstruídos, sucateados e sendo tratados com descaso. E coube a nós, indígenas, lutarmos pelos nossos direitos, previstos na Constituição Federal de 1988". Foi com essa declaração que a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, inaugurou na quinta-feira (18), o novo prédio da Coordenação Regional de Manaus (CR-MAO), na capital do Amazonas.

A nova sede foi reformada para garantir maior eficiência e agilidade no atendimento às demandas locais, fortalecendo a autonomia e os direitos dos povos indígenas. "Este é um momento ímpar, pois, ao longo desses dois anos à frente da coordenação da Funai em Manaus, a gente vem lutando para conseguir fazer essa mudança e atender de forma mais digna os nossos povos indígenas, que são o nosso público-alvo. Essa atual gestão da Funai nos permite cumprir esse papel, que é o de garantir o respeito à diversidade do nosso povo", destacou Emilson Lima, coordenador regional.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de lideranças indígenas, autoridades municipais, estaduais e federais e das diretoras de Administração, Gestão e Órgãos Seccionais da Presidência, Mislene Metchacuna e de Gestão Ambiental e Territorial, Lucia Alberta, da Funai. Na ocasião, Mariazinha Baré, coordenadora da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Estado do Amazonas (Apiam), reforçou que os avanços conquistados na atual gestão da Funai é um esforço conjunto.

"Precisamos continuar andando de mãos dadas, não só como indígenas e representações dos povos, mas, principalmente, com o Poder Legislativo, para que a atuação da Funai continue cada vez mais forte e que, de fato, consiga fazer o trabalho que ela se propõe", ressaltou.

Neste mesmo âmbito, a presidenta do órgão indigenista também reforçou que é cada vez mais importante que a Funai conte com o apoio dos parlamentares que representam os povos indígenas nas câmaras e assembleias legislativas. "Enquanto instituição, precisamos que nossos representantes junto ao poder público, sejam nossos parceiros e que não violem os direitos indígenas, mas, sim, que potencializem as políticas públicas voltadas aos povos indígenas. Precisamos da garantia dos nossos territórios, da nossa proteção territorial e, acima de tudo, fazer com que a nossa política de gestão ambiental funcione", afirmou Joenia Wapichana.

Atuação da CR-MAO

O Amazonas é hoje o maior estado brasileiro composto por população indígena, chegando a quase 500 mil. Somente a CR-MAO abrange 24 municípios, 54 Terras Indígenas (TIs) e mais de 70 mil indígenas dos mais diversos povos, como os Apurinã, Arapasso, Baré, Baniwa, Coripaco, Cambeba(Omágua), Cubeu, Dessana, Deni, Sateré-Mawé, Hexkaryana, Kaxwyana, Tikuna, Torá, Kaixana, Juma, Miranha, Mura, Mundurucu, Tunayana, Tikuna, Tariano, Tuyuca, Tatuyo (da Colômbia), Warecana, Wai-Wai, Wimiri-Atroari, Uanano, entre outros.

Entre as melhorias que a inauguração da nova sede da CR-MAO representa estão o respeito à diversidade cultural, linguística e espiritual, o combate ao racismo, o reconhecimento da autonomia e das formas próprias de organização social, a garantia de acesso aos serviços públicos, e o reconhecimento de pertencimento comunitário e vivência urbana no contexto indígena.

Fortalecimento Institucional

Com o processo de reestruturação, a Funai contempla hoje 43 Coordenações Regionais (CRs) no Brasil, responsáveis por implementar ações de proteção aos direitos indígenas, etnodesenvolvimento e gestão ambiental e territorial. Antes chamadas de Coordenações Técnicas Locais (CTLs), as Unidades Técnicas Locais (UTLs) são estruturas administrativas, vinculadas às CRs, com atuação mais próxima dos povos indígenas, sendo 227 no total. Das 43 Coordenações Regionais, sete contarão com uma Coordenação de Suporte, entre elas a CR Manaus, responsáveis por auxiliar nas atividades administrativas. "Este novo momento vem para fortalecer a autarquia, melhorar as condições de atuação da Funai e a defesa dos direitos dos povos indígenas", afirma a presidenta, Joenia Wapichana.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-inaugura-nova-sede-da-coordenacao-regional-de-manaus-para-fortalecer-atendimento-aos-povos-indigenas-no-amazonas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.