De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reintegração de posse é suspensa após PM constatar que documentação da Suframa era inválida

18/09/2025

Autor: Natasha Pinto

Fonte: A Critica - https://www.acritica.com



Uma operação de reintegração de posse na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial de Manaus, foi temporariamente suspensa nesta quinta-feira (18), após a Polícia Militar constatar que a documentação apresentada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) estava desatualizada e, portanto, inválida.

A operação teve início às 8h da manhã e mobilizou viaturas da ROCAM (Ronda Ostensiva Cândido Mariano), do Batalhão Ambiental e retroescavadeiras, com o objetivo de remover cerca de 3 mil famílias da área de mata. O local é identificado por uma placa como restrito e de propriedade da SUFRAMA. No entanto, a ação foi barrada pela falta de um mandado judicial atualizado.


O cacique Roberto, da tribo munduruku e líder da comunidade "Nova Jerusalém" - como os moradores se identificam -, conversou com o comandante da ROCAM no local, que revelou que a intenção da polícia de demolir os barracos.

"Ele me disse que veio para derrubar os barracos e tirar os moradores, porque a área não é adequada para moradia devido à poluição das fábricas. Mas aqui nós só queremos uma moradia digna, temos famílias de brancos e indígenas. A operação só não aconteceu porque perguntei sobre o mandado de reintegração", disse em entrevista à TV A Crítica.

Ainda conforme o cacique, ao ser questionado, o policial admitiu não possuir um mandado válido. A situação ficou ainda mais complexa quando representantes da SUFRAMA, que acompanhavam a operação, apresentaram um documento datado de 2006. O documento, considerado obsoleto pela própria Polícia Militar, levou à retirada pacífica das tropas. A SUFRAMA, procurada pela nossa equipe de reportagem, ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

A Polícia Militar orientou que a reintegração de posse só poderá ocorrer mediante a apresentação de um documento atualizado pela SUFRAMA. Por outro lado, os moradores também foram aconselhados a buscar a documentação legal para a posse da terra, um passo essencial para garantir sua permanência.

Próximos passos da comunidade

A comunidade "Nova Jerusalém", composta por aproximadamente 2.500 famílias não-indígenas e 150 famílias indígenas, manifestou alívio com a suspensão da operação. Agora, o grupo se articula para buscar os órgãos competentes e iniciar o processo de legalização da área.

"O que a gente quer é moradia digna. A gente não está aqui por lazer, estamos aqui por necessidade. Agora vamos correr atrás dos nossos direitos e da documentação para legalizar a terra", afirmou um morador da área.

https://www.acritica.com/policia/reintegrac-o-de-posse-e-suspensa-apos-pm-constatar-que-documentac-o-da-suframa-era-invalida-1.384023
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.