De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Taça dos Povos Indígenas vai reunir atletas de mais de 40 etnias

12/09/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Taça dos Povos Indígenas vai reunir atletas de mais de 40 etnias
Campeonato inédito será disputado em quatro etapas regionais
'O futebol é uma paixão de todo brasileiro até na terra indígena', diz cacique Anuiá Yawalapiti

12/09/2025

Jorge Abreu

O Pindorama, também conhecido como Brasil, é de fato o país do futebol. O esporte mais amado pelos brasileiros será responsável em reunir mais de 40 etnias na Aldeia Multiétnica, localizada na Chapada dos Veadeiros (GO) -o território é dedicado ao fortalecimento de culturas e lutas políticas de diversos povos indígenas.

A Taça dos Povos Indígenas, idealizada pela agência Four X Entertainment, pretende ser uma vitrine para os jogadores aldeados que sonham com uma carreira profissional no esporte. O evento é apoiado pelo Ministério dos Povos Indígenas e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Anuiá Yawalapiti, cacique na Aldeia Multiétnica, celebra a realização do evento e afirma que será o maior do segmento em diversidade cultural. Segundo ele, a taça leva esperança para a juventude que nunca teve oportunidade de mostrar o seu potencial esportivo.

"O futebol é uma paixão de todo brasileiro até na terra indígena", disse o cacique. "Então, vamos realizar a Taça dos Povos Indígenas na Aldeia Multiétnica, porque a gente é de diferentes cores, culturas e povos."

"Essa taça vai reunir uma grande quantidade de etnias. Os nossos jovens precisam disso, para não entrar no caminho errado. Então a gente tem que trazer esses jovens e educar eles. A competição vai ser muito bonita. Eu espero isso que traga mais união para os povos indígenas",continuou.

O torneio será realizado em quatro etapas, divididas entre regiões na seguinte ordem: Centro-oeste, Nordeste, Sul/Sudeste e Norte. A expectativa é que os jogos ocorram entre 21 de outubro e 6 de dezembro. Cada fase terá cinco dias.

De acordo com Líbia Miranda, diretora executiva da Four X e idealizadora do projeto, o evento pretende impulsionar também técnicos, árbitros e repórteres indígenas, além dos atletas. Ela explica que a programação contará com cursos voltados a essas demais áreas de atuação.

"A taça nasceu da vontade de construir pontes, para que novas gerações, como o meu filho, por exemplo, tenha mais convívio e conhecimento sobre os povos indígenas, sobre a nossa ancestralidade. Eu só fui conhecer um indígena depois dos meus 40 anos", relatou.

A Four X estima um orçamento de R$ 4 milhões para cada etapa. O recurso, captado através de patrocinadores, será investido no transporte, na alimentação, nas aulas, nos equipamentos, e demais custos.

"São 600 indígenas por etapa, desde a saída do seu território até a chegada na Aldeia Multiétnica. Cinco dias de trabalho até que eles voltem, e a gente continua. O trabalho não acaba nesses dias, ele começa. Nós vamos acompanhar as etnias ao longo de dois anos para que tenham CNPJ e possam acessar seus patrocínios, seja por lei de incentivo ou por emenda", detalhou Miranda.

A CBF firmou apoio com a organização da taça no último dia 5. A entidade máxima do futebol do país vai fornecer os uniformes completos para os atletas e bolas oficiais, além de troféus e medalhas com identidades indígenas para premiação.

"É um marco de reparação histórica, de inclusão dos povos indígenas a um esporte da cultura brasileira. Então, primeiro, fico lisonjado em dar esse apoio à Taça dos Povos Indígenas. A confederação quer é que o futebol evolua, e que futuramente consigamos tirar atletas indígenas para a nossa seleção e para os clubes profissionais", afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2025/09/taca-dos-povos-indigenas-vai-reunir-atletas-de-mais-de-40-etnias.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.