De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas pressionam governo por retirada completa de garimpeiros da terra Munduruku

18/09/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Indígenas pressionam governo por retirada completa de garimpeiros da terra Munduruku

18/09/2025

Rodrigo de Castro

Mais de 300 caciques e lideranças Munduruku do Alto Tapajós, no Amazonas, entregaram nesta quarta-feira uma carta a representantes do governo Lula cobrando a manutenção das operações de retirada de invasores em seu território.

O documento foi apresentado durante a V Assembleia do Movimento Munduruku Ipereğ Ayu, realizada na aldeia Caroçal Cururu. A carta denuncia que, mesmo após a desintrusão feita em 2024, garimpeiros nunca saíram por completo e outros já retornaram, estimulados pela alta do ouro.

Segundo o texto, a equipe responsável pela desintrusão foi retirada do local sob alegação de que concluiu a primeira fase. Mas os indígenas denunciam que garimpeiros voltaram à região e afirmam que a Funai está sucateada. Eles cobram estrutura, formação técnica e apoio às suas organizações.

Os Munduruku relatam ainda o agravamento de insegurança alimentar, falta de assistência médica, desnutrição infantil e casos de contaminação por mercúrio. Segundo eles, as comunicações oficiais do governo sobre a desintrusão "não refletem a realidade em terra".

O grupo pleiteia um cronograma de retomada das ações, presença permanente de fiscalização e proteção das lideranças ameaçadas. Também pedem planos de vida que ofereçam alternativas ao garimpo ilegal e garantam segurança alimentar, hídrica e cultural às comunidades.

Entre os presentes no encontro, estiveram secretários, diretores e coordenadores de três ministérios (Povos Indígenas, Meio Ambiente e Direitos Humanos) e da Funai.

A Terra Indígena Munduruku tem 2,4 milhões de hectares, onde vivem mais de 9,2 mil indígenas.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/09/indigenas-pressionam-governo-por-retirada-completa-de-garimpeiros-da-terra-munduruku.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.