De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai desenvolve projeto de piscicultura em comunidades da Terra Indígena Raposa Serra do Sol

10/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Indígenas do estado de Roraima produziram cerca de 32 mil filhotes de peixes, a partir de um projeto de piscicultura desenvolvido em comunidades da Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, no município de Uiramutã. O projeto beneficia 25 comunidades dos povos Makuxi, Wapichana, Patamona e Ingaricó, nas regiões Serras, Amajari e Murupu.

Estruturado em três estágios, o projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) Campus Amajari e os próprios produtores indígenas. Pela Funai estão envolvidas a Coordenação Regional de Roraima (CR-RR), as Unidades Técnicas Locais (UTLs) de Uiramutã e de Amajari e o Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat).

Essa foi a fase final concluída entre 8 e 12 de setembro e os 32 mil filhotes se encontram prontos para a comercialização ou continuidade da criação. O objetivo central é fortalecer a autonomia e a sustentabilidade alimentar e econômica nos territórios indígenas.

Nessa última fase, a Funai entregou 6.250 kg de ração, fez a pesagem e inspeção dos tanques, deu orientações técnicas sobre manejo adequado e avaliou o crescimento dos peixes.

Segundo a equipe técnica da Funai, a região apresenta alto potencial em recursos hídricos, o que torna o território propício ao desenvolvimento da piscicultura como atividade produtiva sustentável. "Nessa etapa, além da entrega das rações, a equipe fez o acompanhamento dos projetos, verificando a média dos peixes, a condição dos tanques e a vazão da água. É um processo importante para garantir o bom andamento da piscicultura nas comunidades", explicou Leandro Emiliano, servidor do órgão em Roraima.

A coordenadora regional da Funai em Roraima, Marizete de Souza, destacou o compromisso da instituição em fortalecer a produção indígena. "A piscicultura tem se mostrado uma atividade promissora nas comunidades indígenas de Roraima. Nosso compromisso é apoiar essas iniciativas para garantir autonomia, segurança alimentar e fortalecimento da produção sustentável", afirmou.

Etapas do projeto

O projeto foi dividido em três ciclos. O primeiro ocorreu em 2024, quando foi feito o levantamento e a identificação das comunidades com potencial produtivo para o manejo. Essa etapa contou com o apoio do IFRR na doação dos peixes e aquisição de alevinos (filhotes de peixes) pelos próprios produtores indígenas.

A segunda fase aconteceu em julho de 2025, com a entrega de mais de 11 mil quilos de ração, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento dos tanques. E a terceira e última etapa ocorreu em setembro, com a nova entrega de rações e acompanhamento técnico detalhado, encerrando o ciclo com a avaliação do crescimento dos peixes.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-desenvolve-projeto-de-piscicultura-em-comunidades-da-terra-indigena-raposa-serra-do-sol
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.