De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Incêndio atinge reserva indígena Avá-Canoeiro, em Goiás

15/09/2025

Autor: Aline Goulart, Raíssa Cardoso

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Incêndio atinge reserva indígena Avá-Canoeiro, em Goiás
Incêndio foi controlado no domingo (14), mas brigadistas ainda monitoram locais isolados. Vídeo divulgado pela TV Anhanguera mostra um helicóptero sendo usado para levar os brigadistas aos locais.

Um incêndio atingiu a reserva indígena Avá-Canoeiro, entre Minaçu e Colinas do Sul, região norte de Goiás. O vídeo divulgado pela TV Anhanguera mostra um helicóptero sendo usado para levar os brigadistas aos locais de difícil acesso (assista acima).

O incêndio foi controlado no domingo (14), mas brigadistas ainda monitoram locais isolados. Segundo a TV Anhanguera, o incêndio atingiu uma área de 8 mil hectares, o que representa 25% do território indígena. As chamas duraram sete dias. Mais de 50 brigadistas de diversos municípios trabalharam no combate às chamas.

A reserva indígena tem mais de 31 mil hectares. Moradores da reserva não se feriram. O maior risco é o ambiental, informou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à TV Anhanguera.

A equipe trabalha para controlar outros focos de incêndio pois há a preocupação que esse focos se movimentem e vão para outros pontos.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2025/09/15/incendio-atinge-reserva-indigena-ava-canoeiro-em-goias.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.