De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Diversidade indígena salta 60% em 12 anos; veja quais etnias chegaram a MS

28/10/2025

Autor: Inara Silva

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br



MS tem maior crescimento de etnias indígenas do Brasil em 12 anos

Levantamento do IBGE indica que número de povos originários subiu de 79 para 127 entre 2010 e 2022

Mato Grosso do Sul registrou o maior crescimento percentual no número de etnias indígenas do país nos últimos 12 anos, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostra que o Estado seguiu a tendência nacional de ampliação da diversidade indígena entre 2010 e 2022, passando de 79 para 127 etnias declaradas, um aumento superior a 60%, que o coloca entre os três estados com maior expansão, ao lado de Roraima e Tocantins.

Mato Grosso do Sul registrou o maior crescimento percentual no número de etnias indígenas do Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE. O estado passou de 79 para 127 etnias declaradas entre 2010 e 2022, um aumento superior a 60%, figurando entre os três estados com maior expansão. O estado conta atualmente com 116.469 indígenas, representando 4,22% da população total. As maiores populações são das etnias Guarani Kaiowá e Terena. Nas Terras Indígenas, houve aumento no número de línguas faladas, passando de 214 para 248, evidenciando a crescente diversidade cultural.

Em todo o país, apenas o Amapá não registrou aumento no número de etnias, embora tenha mantido as mesmas dentro das terras indígenas. Os estados com maior ampliação em números absolutos foram Amazonas, Bahia e Goiás.

Somente em Campo Grande, o levantamento identificou 97 etnias diferentes. De fora do Estado, por exemplo, o IBGE cadastrou 193 pessoas Bororo, etnia de Mato Grosso. Do exterior, foram registradas quatro Aimara, da Bolívia. Em Dourados, o Censo identificou oito Warao, indígenas da Venezuela. Dentro das Terras Indígenas do Estado, o total de etnias passou de 19 para 28 no mesmo período.

Durante o lançamento da pesquisa, o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, afirmou que o aumento da diversidade étnica em cidades médias está ligado à presença de universidades, políticas de inclusão e mobilizações indígenas. "Campinas, Foz do Iguaçu e cidades do Mato Grosso do Sul passaram a ser polos de atração da população indígena. Isso mudou o mapa da diversidade no Brasil na última década", destacou.

Para a professora Rosa Colman, da FAIND (Faculdade Intercultural Indígena) da UFGD (Universidade da Grande Dourados), os resultados podem estar relacionados à mudança da metodologia aplicada nesta pesquisa. Conforme divulgou o IBGE, diferentemente de 2010, neste levantamento, os pesquisadores ampliaram a cobertura para todas as pessoas em localidades indígenas e incluíram a pergunta: "Você se considera indígena?"

Doutora em Demografia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a professora Rosa Colman comenta que os resultados abrem muitas possibilidades para conhecer as etnias do Brasil e podem resultar em desdobramentos nas pesquisas. Ela explica que a migração é uma característica geralmente presente no perfil dos indígenas e pode estar relacionada também a oportunidades.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 116.469 pessoas indígenas, o que representa 4,22% da população do Estado, estimada em 2,75 milhões de habitantes. Do total de indígenas, 58,97% (68.682 pessoas) vivem em TIs (Terras Indígenas) e 41,03% (47.787 pessoas) fora delas. As maiores populações são das etnias Guarani Kaiowá, com 44.575 pessoas, e Terena, com 42.492.

O levantamento também mostrou crescimento no número de línguas faladas dentro das TIs. Em 2022, foram declaradas 248 línguas, 34 a mais que as 214 registradas em 2010, reforçando a complexidade cultural e a diversidade dos povos originários no Estado e em todo o país.

https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/diversidade-indigena-salta-60-em-12-anos-veja-quais-etnias-chegaram-a-ms
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.