De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Hospital Universitário realiza Mutirão de Saúde Indígena

06/11/2025

Fonte: Folha Max - https://www.folhamax.com/



Hospital Universitário realiza Mutirão de Saúde Indígena

De 03 a 08 de novembro, o Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh) realiza um Mutirão de Saúde Indígena com mais de 100 atendimentos em diversas áreas de saúde, o "dia i". Os indígenas atendidos serão encaminhados pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSeis) Cuiabá, Araguaia e Kaiapó.

Serão realizadas 49 consultas especializadas (coloproctologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, dermatologia, urologia, pneumologia, nefrologia, infectologia, gastroenterologia pediátrica, reumatologia, Neurologia adulto, ginecologia, endocrinologia, hepatologia e cardiologia), 12 avaliações prévias, 45 exames e procedimentos (colonoscopia, colposcopia, teste ergométrico, ecocardiografia transtorácica infantil, tomografias diversas, radiografia e ultrassonografias diversas) e três cirurgias oftalmológicas.

O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


https://www.folhamax.com/cidades/hospital-universitario-realiza-mutirao-de-saude-indigena/521290
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.