De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Um dia após invasão da Zona Azul da COP30, Belém enfrenta manhã de protestos

12/11/2025

Autor: Ernesto Neves

Fonte: Revista Veja - https://veja.abril.com.br/



Um dia após invasão da Zona Azul da COP30, Belém enfrenta manhã de protestos

Mais de 150 embarcações coloriram as águas do rio Guamá, em Belém, na manhã desta quarta-feira (12), no que se tornou um dos atos mais simbólicos até agora da COP30.

A "barqueata" reuniu movimentos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e representantes de organizações ambientais de mais de 60 países, que chegaram à capital para protestar contra o avanço do desmatamento e cobrar justiça climática dos governos.

A mobilização marcou a abertura da Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência da ONU, organizado por redes da sociedade civil e sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

As embarcações partiram de diferentes portos da capital e se encontraram no campus da universidade, onde milhares de participantes, cerca de 5 000, segundo os organizadores, deram início a uma série de debates, manifestações culturais e plenárias que ocorrerão ao longo da semana.

Durante o confronto, o portão principal foi danificado e quatro seguranças ficaram feridos. O grupo protestava contra a presença de representantes da indústria de combustíveis fósseis e acusava a conferência de privilegiar interesses corporativos em detrimento das populações amazônicas.

Os protestos em Belém são interpretados como um sinal da vitalidade democrática da COP30.

Ao contrário das últimas conferências - realizadas em Baku (Azerbaijão), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Sharm el-Sheikh (Egito), todas sediadas em países de regime autoritário -, o Brasil volta a oferecer espaço para a livre expressão de movimentos sociais e ambientais.

Nas edições anteriores, a repressão a atos públicos e a limitação ao acesso de ativistas foram amplamente criticadas. Em Belém, a presença das ruas na conferência é interpretada como prova de que a sociedade civil tem voz no debate climático global.

https://veja.abril.com.br/agenda-verde/um-dia-apos-invasao-da-zona-azul-da-cop30-belem-enfrenta-manha-de-protestos/#google_vignette
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.