De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai promove ação itinerante para a regularização de documentos civis de indígenas de Rondônia

20/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou uma ação itinerante para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Terras Indígenas (TIs) Roosevelt e Sete de Setembro, em Rondônia. A iniciativa beneficiou os povos Cinta Larga e Paiter Suruí com a regularização documental e garantiu o exercício da cidadania a 739 indígenas.

A ação foi organizada pela Coordenação Regional Cacoal (CR-Cacoal) para eliminar barreiras e dificuldades enfrentadas pelas comunidades no acesso a documentos essenciais. Segundo o coordenador regional da Funai em Cacoal, Rubens Naraikoe Suruí, em consulta prévia, a CR-Cacoal identificou que muitos indígenas possuíam o antigo Registro Geral (RG) vencido ou não tinham a primeira via. Também verificou que a ausência do documento, agravada pela dificuldade de acesso ao novo sistema de agendamento da CIN, resultava na invisibilidade social e na privação de acesso a direitos fundamentais como saúde, educação e programas sociais. Foi identificado ainda que indígenas idosos e beneficiários de programas previdenciários estavam vulneráveis, pois o documento vencido pode ocasionar o bloqueio de benefícios.

"A ação itinerante foi planejada para reverter esse quadro e permitir que os povos indígenas pudessem obter seus documentos civis de forma ágil e gratuita", explicou Rubens Suruí. A iniciativa contribui para a justiça social e para a proteção dos direitos indígenas e garantiu a documentação para 273 indígenas do povo Cinta Larga e 466 para o povo Paiter Suruí. O número inclui a emissão de primeiras vias e a renovação de segundas vias de documentos vencidos.

A ação foi executada em duas etapas. A primeira foi realizada entre 27 e 31 de outubro, na Aldeia Roosevelt Central, na TI Roosevelt, atendendo o povo Cinta Larga. A segunda etapa aconteceu entre os dias 3 e 7 de novembro, na Aldeia Lapetanha, na TI Sete de Setembro, para o povo Paiter Suruí.

Direitos sociais

A equipe da Funai da CR de Cacoal atuou na triagem da documentação e nas orientações necessárias. O apoio de servidores indígenas dos povos beneficiados também permitiu a tradução para as línguas tradicionais e promoveu um atendimento acolhedor, especialmente para os mais velhos. Houve também apoio logístico para fornecer alimentação e deslocamento aos indígenas que se deslocaram de aldeias próximas até as unidades de atendimento.

"Ver o órgão responsável vir até nossa terra, trazendo um serviço essencial como a emissão de documentos, mostra respeito, atenção e compromisso com os povos indígenas. Cada identidade entregue é mais do que um papel, é o reconhecimento da nossa existência como povo. Essa ação fortalece a parceria entre a instituição e o nosso povo", ressaltou o cacique Celso Lamitxab Suruí, da Aldeia Lapetanha.

Angela Maria Santos, chefe do Serviço de Administração da CR-Cacoal, também destacou a importância desse movimento em prol dos direitos sociais indígenas e reforçou que a ação foi pensada diante das dificuldades dos povos indígenas em acessar o novo sistema de agendamento pela internet. "Essa ação veio para dar aos indígenas dignidade de ter suas reivindicações atendidas. Me sinto privilegiada de ter sonhado e participado de todo o contexto inicial até a execução dessa ação. Não podemos baixar a guarda, mas seguir lutando para que as comunidades indígenas sejam respeitadas em relação ao cumprimento dos seus direitos", destacou.

Foram parceiros da ação itinerante o Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia, a Superintendência Estadual do Indígena de Rondônia e a Casa Militar de Rondônia.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-acao-itinerante-para-a-regularizacao-de-documentos-civis-de-indigenas-de-rondonia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.