De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Na COP30, Funai e Embrapa assinam acordo para fortalecer atividades produtivas e gestão territorial dos povos indígenas

20/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de integração entre as instituições para a execução e fortalecimento de atividades produtivas. O acordo busca ainda contribuir na implementação da gestão ambiental e territorial em terras indígenas. A assinatura aconteceu na quarta-feira (19), no Círculo dos Povos, na Zona Verde, durante a COP30, em Belém (PA).

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, lembrou que a instituição, além de promover o direito dos povos indígenas, como demarcação e proteção territorial, também tem a missão de apoiar a gestão das terras indígenas e o enfrentamento da emergência climática.

"Esse ACT confirma que iremos contribuir, juntos, com a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas [Pngati] e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030). E, assim, vai contribuir com o desenvolvimento sustentável para os territórios, com mais pesquisa, fomento e extensão no âmbito de iniciativas produtivas dos povos indígenas, como a produção rural adaptada aos territórios, que une produção agrícola e defesa das florestas, contribuindo também com a segurança alimentar dos povos indígenas", explicou Joenia.

A presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, reforçou que o órgão é parceiro da Funai e o ACT reforça essa parceria, especialmente com o apoio aos povos indígenas. "É muito importante ajudarmos na segurança alimentar, na geração de renda, e nas questões sociais para os povos indígenas. Assim, na prática, daremos ainda mais suporte, de forma estratégica, junto com a Funai, nas produções agrícolas e no desenvolvimento sustentável para as comunidades indígenas, sempre ouvindo o que os povos precisam", ressaltou.

ACT
O Acordo de Cooperação Técnica busca, por meio de diálogo e conhecimentos indígenas, a implantação e o desenvolvimento técnico sustentável de base agroecológica, promovendo a segurança e a soberania alimentar dos povos indígenas. Também visa contribuir tanto para a sustentabilidade quanto para o fortalecimento do bem viver nas terras indígenas.

Pngati
A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas, que é implementada e gerida com o apoio da Funai, tem como objetivo proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais nas terras indígenas, garantindo a integridade cultural e a qualidade de vida dos povos indígenas.

A Pngati foi construída com grande participação indígena e se baseia em eixos como proteção territorial, governança, uso sustentável e capacitação.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/na-cop30-funai-e-embrapa-assinam-acordo-para-fortalecer-atividades-produtivas-e-gestao-territorial-dos-povos-indigenas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.