De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai promove ação social e beneficia mais de 300 indígenas em Rondônia

01/12/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou uma Ação Social Integrada que beneficiou mais de 300 indígenas das Terras Indígenas (TIs) Igarapé Lage, Ribeirão, Rio Negro Ocaia, Pacaás Novos e Guaporé, localizadas na região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO). A iniciativa, que ocorreu em outubro, teve o objetivo de facilitar o acesso a serviços públicos essenciais, minimizando os desafios logísticos e estruturais enfrentados pelas comunidades.

A Ação Social Integrada foi articulada pela Coordenação Regional de Guajará-Mirim (CR Guajará-Mirim), por meio da do Serviço de Promoção dos Direitos Sociais Indígenas (Sedisc) e contou com o apoio de instituições parceiras. Estiveram presentes o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Exército Brasileiro e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Guajará-Mirim.

Durante os três dias de atividade, foram ofertados diversos serviços, incluindo perícias médicas e avaliações sociais do INSS, essenciais para a entrada em benefícios previdenciários. A programação abrangeu atendimentos médicos e odontológicos, orientações previdenciárias e sociais, cadastros e atualizações em programas sociais, aplicação de testes rápidos, ações educativas de prevenção e, ainda, corte de cabelo. Um dia da programação foi dedicado às crianças, com a oferta de atividades recreativas e educativas.

Cada equipe da CR-Guarajá Mirim atuou dentro de suas competências, garantindo organização, atendimento humanizado e suporte técnico às atividades direcionadas aos povos indígenas. Os servidores participaram desde a fase de planejamento até a execução direta dos serviços, oferecendo orientações, triagem, encaminhamentos, entrada em benefícios, acompanhamento das famílias, e no apoio ao fluxo de atendimento das instituições parceiras.

Acessibilidade à direitos indígenas

Um dos principais objetivos da Ação Social, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, foi superar a dificuldade de acesso à serviços especializados. A Funai identificou que a ausência de um perito médico habilitado no município de Guajará-Mirim tem resultado em agendamentos de perícias do INSS em Porto Velho somente para 2026 ou o direcionamento para municípios mais distantes. Essa situação impõe custos adicionais e grandes deslocamentos, dificultando o acesso dos povos indígenas a seus direitos.

A mobilização conjunta permitiu o atendimento de demandas urgentes que, de outra forma, não seriam contempladas de maneira imediata devido às limitações estruturais do município, beneficiando comunidades ribeirinhas e de difícil acesso.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-promove-acao-social-e-beneficia-mais-de-300-indigenas-em-rondonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source