De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai apresentará indenização aos índios

10/04/2001

Autor: Gisele Kakuta Monteiro

Fonte: Diário Catarinense - Florianópolis - SC



A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizará encontros com as 14 comunidades indígenas próximas ao traçado Sul da rodovia BR-101 a partir do final de abril. As reuniões servirão para apresentar as medidas mitigadoras e compensatórias previstas para os índios devido ao impacto sócio-ambiental da duplicação da rodovia.
O chefe do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai, Wagner Pereira Sena, informou, de Brasília, que estuda o cronograma para as visitas na região, mas que ainda não definiu quantos encontros serão e quando terminam. De acordo com Sena, o calendário não altera o andamento do processo já que o aval da Funai para a licença ambiental prévia da duplicação - que inclui a construção do túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, sob área de reserva indígena - foi dado em 19 de março último.
Desde esta data, o processo está paralisado, pois o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) depende do aval da Funai para a expedição da licença ambiental.
O documento é necessário para o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) abrir o processo de concorrência para contratar as empresas responsáveis pelas obras. Mas o Ibama não aceitou o parecer da Funai que prevê o direito de reavaliar sua posição nos casos de aspectos jurídos ou estudos técnicos que ainda serão realizados apontarem prejuízos aos índios. Para o Ibama, esta posição não é conclusiva.
Para Sena, o procedimento do órgão ambiental é de quem quer postergar o processo. Ele explicou que trata-se de uma licença prévia e sua posição é reforçada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que determina o cancelamento de qualquer licença se comprovado prejuízo ambiental. Não vamos alterar o parecer, afirmou ele.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.