De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Caingangues impedem que colonos façam colheita

19/04/2001

Fonte: Zero Hora - Porto Alegre- RS



Grupo reivindica assentamento

Dezenas de índios caingangues impediram ontem, do início da manhã até as 15h30min, que um grupo de colonos fizesse a colheita de soja e de milho na antiga Granja Oriental, no distrito de Capão Bonito, em Salto do Jacuí, noroeste gaúcho. Os índios queimaram pneus e madeiras na única via de acesso a uma das lavouras dos agricultores, que são dissidentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ocupam a área (de 823 hectares) desde 1999. A Brigada Militar acompanhou a movimentação, mas não registrou incidentes. Segundo o chefe da comunidade indígena, Abílio Padilha da Silva, as 58 famílias caingangues, acampadas na granja desde junho passado, protestaram para pedir o assentamento em outra área. Os índios querem a demarcação da área denominada Borboleta, nos municípios de Salto do Jacuí, Espumoso e Campos Borges, com mais de 48 mil hectares. A Granja Oriental, que pertencia ao Banco do Brasil, foi desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no final do ano passado. Conforme um dos representantes dos colonos, Cleomar Toledo da Silva, 43 famílias estão instaladas no local.

CONTRAPONTO
O que diz Janio Guedes Silveira, superintendente do Incra no Estado: Temos um acordo com os índios e o governo estadual para adquirir uma área de 200 hectares na região, para assentar os caingangues. Estamos tentando resolver primeiro o problema dos índios, para depois regularizar a situação dos colonos na granja. O que diz Jaci Sbardelotto, administrador regional da Funai: A Funai solicitou à Associação Brasileira de Antropologia a indicação de um profissional para fazer um novo estudo étnico e antropológico desse grupo. Até que o estudo seja concluído, não podemos reconhecê-los como índios ou descendentes de caingangues nem discutir questões sobre assentamento e demarcação da área da Borboleta.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.