De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios descobrem rota de tráfico

28/04/2001

Fonte: A Gazeta



A existência de um picadão limpo e muito bem cuidado com mais de 80 quilômetros de extensão cruzando a fronteira do Brasil com o Peru na região dos igarapés Arthur e Ananias no Vale do Juruá, ligando o estado do Acre à região do Rio Sheshea – a maior produtora de cocaína da Floresta Amazônica – foi comunicada oficialmente, ontem, pelo administrador da Funai no Acre, Antônio Pereira Neto, ao superintendente da Polícia Federal, no Estado, delegado Ney Ferreira. Um dos problemas mais graves a ser confirmado é de que produtores rurais do Projeto de Colonização Rio Branco II, do Incra, por onde a "estrada" passa, são"mulas" no transporte da droga."Estamos montando uma equipe que irá investigar em regime de urgência urgentíssima essa denúncia", afirmou o delegado Ney Ferreira. A denúncia foi entregue à Funai pelo secretário de meio ambiente de Marechal Thaumaturgo, o índio Ashaninka, Francisco Pyãko.Segundo ele há muito tempo haviam boatos. Os índios Ashaninka decidiram conferir. A rota passa por dentro de suas terras junto aos igarapés Ananias e Artur.O cacique Frecisco Arara, o "Chiquinho Arara", confirma. "Se a polícia quiser saber a verdade basta que eles entrem no projeto do Incra e acompanhem a estrada, pois muitas pessoas que receberam seus lotes não têm nem lavoura, isso porque estão vivendo de transportar drogas". (AE)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.