De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios Xerente terão compensação pela construção de Hidrelétrica

08/05/2001

Fonte: Site da Funai



Em breve, as lideranças Xerente irão conhecer os projetos que estão sendo elaborados para compensar os impactos sócio ambientais a serem causados às 34 aldeias, com a construção da Usina Hidrelétrica Lajeado, em Palmas/TO, situada a 15 quilômetros das povoações indígenas. O Conselho Gestor do Programa de Compensação Ambiental Xerente – formado por seis membros da comunidade indígena e representantes da Funai, Ibama, Naturatins e Ruraltins (órgãos estaduais), fórum de ONGs e pelo empreendedor Investco – está adequando os sub-projetos do Programa para atender às reivindicações das comunidades.

Uma equipe do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai – Depima, trabalhou na elaboração dos sub-projetos, depois de identificados os impactos sócio ambientais que os 1800 índios Xerente poderiam sofrer com a construção da UHE de Lajeado. Neste momento, os técnicos estão consolidando o Programa para apresentá-lo às lideranças das 34 aldeias. Em seguida, deverão acertar a sua implantação com o empreendedor, junto ao Ministério Público. Daí então, terá início a fase de negociação para executar os projetos voltados para três aspectos: cultura e cidadania; território e recursos naturais; segurança alimentar e geração de renda.

Impactos

A construção da barragem da UHE afeta o regime hídrico, alterando o sistema de cheias e vazantes do rio e deve causar prejuízos às aldeias que praticam agricultura de subsistência às margens do rio. Também interfere diretamente na atividade de pesca, prática comum entre os índios.

O contingente de trabalhadores e o aumento da população que migra com a construção da usina provoca forte impacto social às comunidades indígenas e já pode ser sentido desde o início da obra, quando foi registrado o crescimento de 5 mil habitantes na população de Tocantínea.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.