De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Caiapós abrem sua área a garimpeiros brancos

06/05/2004

Fonte: FSP, Brasil, p. A10



Caiapós abrem sua área a garimpeiros brancos
Cintas-largas também permitiram

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Duas lideranças dos índios caiapós autorizaram 12 garimpeiros a entrar na área indígena, situada na divisa do Pará com Mato Grosso, para extrair ouro, segundo a Polícia Federal e a Funai (Fundação Nacional do Índio).
Ontem, um helicóptero do Exército com dez militares, quatro delegados e um perito da PF pousou na terra indígena para verificar a dimensão do garimpo, descoberto pela Funai há uma semana. A operação durou das 13h às 18h (horário de Brasília).
"Os índios da aldeia Pucanu deram autorização à revelia dos da aldeia Kokraimoro, que não gostaram e queriam trucidar os garimpeiros", afirmou ontem o superintendente da PF em Belém, José Ferreira Sales.
O caso é semelhante ao que resultou em conflito na terra indígena Roosevelt, em Rondônia, onde garimpeiros "brancos" atuaram com autorização dos índios de 2000 a 2002. Em 7 de abril deste ano, num conflito com os cintas-largas, 29 garimpeiros foram mortos dentro da terra Roosevelt.
No caso dos caiapós de Mato Grosso e Pará, a Funai confirmou ontem que os índios Bekrê e Royal deram a autorização para os garimpeiros. O administrador substituto da Funai, Luís Carlos da Silva Sampaio, disse que houve "ingenuidade dos índios". No local do garimpo autorizado pelos caiapós há duas pistas de pouso clandestinas, oito balsas e dragas.
Segundo Sampaio, a extração de ouro ocorria havia pelo menos 60 dias. "Foi quando os índios começaram a ver movimento de aviões", disse Sampaio.
Segundo Sales, o empresário Santídio Nunes, de Redenção (PA), entregou anteontem à PF uma autorização escrita, assinada pelos índios Bekrê e Royal, permitindo a entrada dos garimpeiros. (HUDSON CORRÊA)

FSP, 06/05/2004, Brasil, p. A10
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.