De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo lança projeto de habitação para índio

27/11/2004

Fonte: O Globo, O País, p. 11



Governo lança projeto de habitação para índio

Para evitar a ida de índios para os centros urbanos, o governo federal decidiu construir casas nas aldeias. Os primeiros indígenas a serem beneficiados pelo programa serão os guarani-caiovás, em Dourados (MS), que vivem em situação mais vulnerável. A aldeia é próxima da cidade e os índios freqüentam a área urbana, abandonando a tribo.

O programa é resultado de um convênio entre o Ministério das Cidades, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e será assinado no dia 6.

A meta é construir casas para cerca de três mil famílias em 2005. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, afirmou que a moradia indígena vai respeitar a identidade cultural dos povos. A casa terá um formato da tradicional oca e contará com toda infra-estrutura básica, como água e esgoto. Segundo o ministro, o déficit habitacional indígena é de 30 mil casas. O objetivo do governo é atingir essa meta até 2007.

- O modelo da casa não vai constranger e nem agredir a cultura indígena - disse Olívio.
O projeto, batizado de Programa de Habitação de Interesse Social do Índio, terá investimentos de R$21 milhões em 2005.

O Globo, 27/11/2004, O País, p. 11
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.