De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios do MS denunciam violência

18/10/2001

Fonte: Paraná on-line-PR



Representantes dos cerca de 200 índios que foram despejados na última terça-feira da Fazenda Brasília Sul, em Juti, município da Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), denunciaram ontem ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alvarez, que o despejo foi violento e trouxe sérias conseqüências para a tribo guarani-caiovás. Segundo garantiu o líder Ládio Caiuá, 12 crianças estão desaparecidas e os caciques Francisco Gonçalves e Marcos Veron ficaram feridos durante a ação policial.
O superintendente da Funai em Dourados, Jonas Rosa, porém, nega que houve violência por parte da polícia. Segundo ele, a informação era de que duas crianças estavam desaparecidas uma delas encontrada ontem.
De acordo com o delegado regional da Polícia Federal de Dourados, Lázaro Moreira da Silva, o despejo foi feito sem violência e um índio, que tentou agredir um policial com uma lança, teve de ser dominado e ficou levemente ferido, mas foi medicado e dispensado. Segundo o delegado, quatro crianças desaparecidas foram encontradas no mato, onde foram escondidas pelos próprios pais.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.