De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios querem parceria

01/11/2001

Fonte: Jornal do Tocantins



"O índio quer o Governo como parceiro e não como gestor do Conselho de Educação Indígena". Essa afirmação foi feita pelo cacique Coxini Carajá, da Ilha do Bananal, durante a discussão sobre a proposta de estatuto do conselho, apresentada ontem pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), no segundo dia do Fórum Educação Indígena, realizado no auditório do Sebrae, em Palmas.
Conforme a proposta a composição do conselho, ele teria a participação de dois membros da Seduc, dois do Conselho Estadual de Educação, dois representando instituições de ensino em nível superior, um representante da Undime, um da Funai e um professor representante de cada grupo indígena (seis), totalizando 14 membros.
Para discutirem mais à vontade, os índios pediram que os participantes não índios deixassem o auditório, mas até o final da tarde de ontem ainda não havia sido definida a eleição do Conselho, que na avaliação da gerente do Programa de Educação Indígena no Estado, Joana Euda Barbosa dos Santos, será a forma oficial de representatividade dos índios junto à Secretaria Estadual de Educação.(G.N.)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.