De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Programa de índio em aldeia do Xingu

10/03/2005

Fonte: O Globo, Boa Viagem, p.16-17



Programa de índio em aldeia do Xingu

Ana Lúcia Borges

Todo dia é dia de índio no Xingu - e agora o turista pode participar um pouco do cotidiano das tribos também. A Freeway Brasil (www.freeway.tur.br), especializada em destinos ecoturísticos, está lançando um pacote que inclui visita à aldeia indígena Puwixa Poho, em Mato Grosso.

Como o acesso ao Parque Indígena do Xingu é vetado aos turistas, a Associação Puwixa Wene das Tribos Wará e Trumai preparou uma aldeia fora do perímetro do parque para promover o encontro dos visitantes com as comunidades locais. O lugar é, digamos, uma cópia exata do que ocorre no cotidiano das aldeias de verdade - e tudo tem o aval das próprias tribos.

O roteiro oferecido pela Freeway permite que os visitantes passem dois dias e uma noite nessa aldeia. A aventura - um misto de turismo com experiência antropológica - inclui dormir em redes e tomar banho de rio de madrugada. De dia, os participantes podem ainda pescar, preparar o sal de aguapé e produzir artesanato com materiais como cerâmica e palha. Há ainda palestras e bate-papos sobre as tribos do Alto Xingu.

Ao todo, o pacote tem cinco dias e quatro noites. A hospedagem é no Xingu Refúgio Amazônico, a uma hora de barco da aldeia. São apenas sete quartos, que hospedam no máximo 14 pessoas por vez. Por isso, Edgar Werblowsky, diretor da Freeway, explica que o Xingu não é um destino para o turismo de massa, mas para viajantes especiais. Para quem sai do Rio, o pacote custa em torno de R$ 5 mil.

- É para pessoas que desejam uma experiência única: ter contato direto com a vida das tribos do Xingu. Os visitantes devem respeitar os indígenas e compartilhar de sua cultura, que preserva muito das tradições de seus ancestrais. Já para os índios, a prática do ecoturismo representa uma alternativa de desenvolvimento sustentável - explica.

O Globo, 10/03/2005, Boa Viagem, p. 16-17
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.