De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Rodoanel não deve sair em 2006

22/12/2005

Fonte: OESP, Metrópole, p. C4



Rodoanel não deve sair em 2006
Juíza mantém liminar que suspende audiência e atrasa processo de licenciamento ambiental do trecho sul

Marisa Folgato

A licenciamento ambiental do trecho sul do Rodoanel causou, ontem, controvérsia entre órgãos federais. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve, em São Paulo, a liminar que impedia a realização da 11ª e última audiência pública da obra, que ocorreria às 17 horas, para discutir o estudo etnoecológico das aldeias guaranis krukutu e colônia, em Parelheiros. Por sua vez, o Ibama enviou, de Brasília, ofício recomendando sua manutenção, como "importante instrumento, que poderá trazer subsídios para melhor embasar a análise no que se refere ao componente indígena".
O Estado vai recorrer da decisão e tentar, mais uma vez, cassar a liminar concedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Mas o desânimo já tomou conta do governo, que vê a impossibilidade de cumprir os prazos legais para contratação e início da obra em ano eleitoral. "Em função das informações que tenho (o ofício do Ibama e a decisão do TRF-3), o cenário mais provável é a não-continuidade do Rodoanel Mário Covas", admitiu, ontem à noite, o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes.
Pela lei, o governador Geraldo Alckmin não pode assinar novo contrato de obra oito meses antes do término do mandato. Ou seja, a data-limite é 30 de abril, a menos que deixe em caixa a verba suficiente para sua realização no próximo exercício, 2007, o que não tem sido aventado pelo governo.
Segundo a Secretaria dos Transportes, um processo licitatório leva, no mínimo, três meses, sem contar recursos e contra-recursos. Mas serão precisos antes mais três meses para estudar só a terceira aldeia, a do Jaraguá, que não foi incluída no estudo etnoecológico apresentado pela Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa).
Ao manter a liminar que suspendeu a audiência pública de ontem, a desembargadora federal Regina Helena Costa considerou adequado o argumento do MPF de que o estudo inicial estava incompleto, ao não avaliar a aldeia do Jaraguá. Como ela fica no trecho oeste, o governo estranhou o pedido, mas o MPF argumenta que o Rodoanel tem de ser avaliado como um todo e não por segmento.
Só depois dessa avaliação, poderá ser convocada nova audiência pública. Ela só pode ser realizada 20 dias úteis após a convocação, estourando os prazos em época eleitoral.
No seu ofício, o Ibama informa que recebeu os relatórios sobre as duas primeiras aldeias e eles estão em fase de análise pelo instituto e pela Funai. Segundo o órgão, só depois haverá um "posicionamento a respeito do momento oportuno para a realização do estudo etnoecológico das terras indígenas do Jaraguá", que já estava previsto para uma etapa posterior do licenciamento ambiental.
O instituto defendia a manutenção da audiência pública ontem. Mas ela foi cancelada por causa da manutenção da liminar. Mesmo assim, pelo menos 60 pessoas foram até o Clube do Banespa, em Santo Amaro, para participar do evento. Não houve tumulto, segundo a administração do clube.
VERDE
O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra assinaram ontem um acordo de compensação ambiental sobre os 18 quilômetros do trecho sul do Rodoanel que passam dentro da cidade de São Paulo. O trecho todo tem 57 quilômetros.
Pelo acordo, segundo o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a área de parques que a Dersa terá de delimitar, cercar e entregar para a administração da Prefeitura sobe de 600 hectares para 1.200. "Estava prevista a criação de duas unidades de preservação ao longo do trecho, a Jaceguava e a Bororé. Agora teremos mais duas, a Itaim, de Parelheiros, e a Varginha", explicou Jorge.
Ele disse ainda que a secretaria conseguiu que o trecho sul em São Paulo seja realizado nos moldes de uma estrada-parque. "A Dersa terá de preservar, ainda, uma faixa de 300 metros em cada sentido, ao longo dos 18 quilômetros, contínua e contígua, para servir de corredor biológico." Mas a largura pode variar conforme os obstáculos. "Se houver um núcleo de moradia ou uma área rural produtiva, não vamos remover."
O secretário afirmou que a Prefeitura vai manter as áreas verdes existentes e reflorestar os pontos necessários, com exemplares da mata atlântica. "Isso vai possibilitar que a indução da ocupação que o Rodoanel possa ter não ocorra."
Estado e Prefeitura negociaram o acordo por meses. Agora o Município disse aceitar o traçado sem restrições.

OESP, 22/12/2005, Metrópole, p. C4
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.