De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Protesto em frente à Funai

17/08/2006

Fonte: CB, Brasil, p. 19



Protesto em frente à Funai

Hércules Barros
Da equipe do Correio

Cerca de 18 índios xavantes e caiapós do Xingu, no Mato Grosso, se reuniram ontem em frente à Fundação Nacional do Índio (Funai) para protestar. Representantes das etnias Kayapó e Xavante reivindicam a saída imediata do presidente Mércio Pereira Gomes. Eles dizem que está na hora de um índio assumir o comando da Funai. O grupo promete só deixar Brasília depois da exoneração do antropólogo. Sob a liderança do chefe Raoni Metyktire e do administrador da Funai Megaron Txucarramãe, os índios dizem não confiar mais em Mércio. O grupo espera a chegada de mais índios para reforçar a pressão.

"Ele (Mércio) não vai mais demarcar terra para índios. A paciência dos índios chegou no limite", afirmou Megaron. Apoiada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), as lideranças presentes querem um índio à frente do órgão que estabelece e executa a política indigenista no Brasil.

A manifestação tinha clima de campanha eleitoral e nem todos os manifestantes concordavam com o objetivo do protesto. "O meu povo vai respeitar o que foi decidido na Conferência Nacional dos Povos Indígenas", advertiu a índia Rosane de Matos, da etnia Kaingang, presente no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na conferência realizada em abril, em Brasília, 800 líderes indígenas reivindicaram a participação na indicação do novo presidente da Funai. Mas só no próximo governo.

CB, 17/08/2006, Brasil, p. 19
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.